X

Tribunal Superior Eleitoral aprova criação da Rede Sustentabilidade

Candidata Marina Silva em coletiva de imprensa após ficar na terceira colacação no primeiro turno da eleição presidencial de 2014.

 Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram a criação da Rede Sustentabilidade, partido da ex-senadora Marina Silva. Com o consentimento do TSE, a Rede se torna o 34º partido a obter registro do estatuto e do órgão de direção nacional no Tribunal.

A aprovação da sigla só é possível após a aquisição da quantidade exigida pela Justiça Eleitoral em relação a apoio de eleitores à sua criação. Pela legislação, para ser instituída, a agremiação necessita comprovar no TSE o apoio mínimo de 0,5% dos votos dados para a Câmara dos Deputados na última eleição geral, o que hoje corresponde a 486.679 eleitores.

Após aprovar o registro, a legenda foi informada pelo Tribunal que deverá modificar alguns artigos de seu estatuto partidário, haja vista que estão em desacordo com a legislação eleitoral.

A Rede Sustentabilidade está apta a lançar candidatos nas eleições de 2016, porém, os eventuais candidatos terão que se filiar ao partido nos próximos dez dias. Após o término do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, os pretensos candidatos se tornam inaptos.

Marina comemorou a notícia destacando, durante entrevista coletiva, a importância da ética na política. Ela frisou que esta seria uma das principais saídas para acabar com a crise política no país.

“Uma das questões mais urgentes dessa agenda é a sustentabilidade política. Nós dizíamos em 2010 que iríamos perder muito daquilo que havia ganhado na economia, na inclusão social e na democracia em função do atraso na política. É o atraso na política que tem levado a perdas que nos imaginávamos que não iria iríamos acontecer”, disse.

 

A Gazeta do Acre: