As bandas acreanas “Os Descordantes”, “Euphônicos” e “Zoo Humanos” se apresentarão neste sábado, 17, a partir das 22 horas, no Loft Lounge Bar, localizado na Avenida Brasil, 276, Centro. A entrada será R$ 20 inteiro e R$ 10 estudante. Durante a ocasião, ocorrerá a gravação do primeiro clipe da banda Os Descordantes.
Sonora Brasil presenta Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Nelson Rosa
Pela décima oitava vez, o Sonora Brasil – Formação de ouvintes musicais chega em Rio Branco e nesta sexta, 16, a partir das 20h, o Teatro de Arena do Sesc será palco para a apresentação das Destaladeiras de fumo de Arapiraca e Nelson Rosa. Entrada Franca. Em sua 18ª edição, o Sonora Brasil apresenta no Acre o tema “Sonoros Ofícios – Cantos de trabalho” tema que circulará pelo norte do país em 2015 com a participação de quatro grupos musicais.
O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
O Grupo – Grupo formado por cinco mulheres da região de Sítio Fernandes, município de Arapiraca, na zona rural do agreste alagoano, e Nelson Rosa, mestre de coco de roda reconhecido como patrimônio vivo do estado de Alagoas.
O cultivo do fumo foi a principal atividade econômica por mais de cinco décadas em Arapiraca, as mulheres trabalhavam horas a fio sentadas no chão nos “salões de fumo”, destalando e selecionando as folhas ao som de cantigas entoadas para espantar o sono durante as madrugadas. (Assessoria)
Espetáculo ‘Beco do Mijo’ é apresentado na Usina de Arte
O espetáculo “Beco do Mijo” retorna aos palcos da Usina de Arte João Donato, no Distrito Industrial, em Rio Branco, nos dias 16, 17, 23 e 24 de outubro, às 20h. O espetáculo é inspirado no conto homônimo da escritora acreana Florentina Esteves.
A peça conta um pouco da história de um dos primeiros guetos da capital acreana, Rio Branco. A trama se desenrola durante a década de 1940 no Acre, quando levas de imigrantes, na maioria nordestinos, chegavam ao estado para trabalhar na coleta de látex, por causa do Segundo Ciclo da Borracha.
De acordo com um dos atores envolvidos no projeto, Quilrio Farias, o espetáculo foi criado em 2013 por um grupo de artistas do Acre. Farias conta que a peça já foi apresentada mais de 10 vezes e cada apresentação contou com um público de ao menos 80 pessoas. Essa é a primeira vez que o grupo cobra pelo espetáculo.
“Como não tivemos apoio financeiro e o espetáculo está sendo por nossa conta, tivemos que cobrar entrada pela primeira vez. A intenção é que seja um valor somente para custear nossas despesas. Tivemos o apoio da Usina de Arte que nos cedeu o espaço. Convidamos a todos os amantes das artes cênicas e da cultura popular acreana para prestigiar nosso espetáculo”, diz Farias. (G1/AC)
9ª Simpósio Linguagens e Identidades
Estão abertas, até o dia 30 de outubro, as inscrições para os ouvintes que desejem participar das conferências e mesas-redondas e sessões temáticas Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental da Universidade Federal do Acre (Ufac).
O simpósio acontecerá nos dias 9 e 13 de novembro, no campus da Universidade. Este ano, o Simpósio Linguagens e Identidades, tem como tema “Línguas e Literaturas Indígenas” e deve trazer à Ufac professores, pesquisadores e estudantes do toda a Região Norte e, também, de países fronteiriços.
Já as inscrições em minicursos/oficinas ocorrerão no período de 26 a 30 de outubro. A carga horária total de cada minicurso/oficina é de 20 horas.
Os interessados em participar deverão se inscrever através do site www.simposioufac.com, através de formulário eletrônico. Estudantes, professores, técnicos administrativos e o público em geral podem realizar a inscrição sem custo algum.
Sobre o Simpósio Linguagens e Identidades – Ao longo dos nove anos de sistemática realização do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, foram criados espaços para debates e reflexões em torno das temáticas que envolvem a multiplicidade cultural amazônica, buscando consolidar uma rede integrada de estudiosos da/na região e articular organicamente ativistas de movimentos sociais, artistas, grupos indígenas, comunidades quilombolas e de agricultores e deslocados de toda parte, que se territorializam nessa região ou para ela voltam seus olhares. (Assessoria)
Semana Estadual de Ciencia e Tecnologia
Com o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia será realizada de 19 a 22 deste mês, na Universidade Federal do Acre (Ufac).
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), está organizando uma vasta programação de oficinas, minicursos, experimentos científicos, palestras, artigos científicos e estandes com projetos. (Agência Acre)