X

Um bom programa

Depois das duras e necessárias medidas para desarticular o crime organizado no Estado, o Governo está anunciando agora medidas que visam a educação e ressocialização dos detentos, através da produção de frutas, verduras, criação de animais e programas educativos.

Com o título “Produzindo para a liberdade”, o objetivo é justamente de, através do trabalho e do aprendizado, primeiro, em tirar o detento da ociosidade e depois de prepará-lo para voltar à sociedade após o cumprimento da pena.

Além disso, considerando o alto custo que cada detento representa para o Governo, nada mais justo que ele produza também alguma coisa de útil para si, sua família e para a sociedade.

Trata-se de um programa que tem dado certo em muitos países e mesmo em alguns estados aqui no país. Alguns com resultados excelentes, a ponto de se dispensar até a vigilância enquanto os detentos executam seus trabalhos. Até porque a maioria deles cumpre penas por algum desvio de conduta apenas.

E o Governo tem condições de executar este tipo de programa, considerando os diversos órgãos voltados para a produção agrícola e para a educação. Servidores também é que não faltam.

A Gazeta do Acre: