Com três horas de diferença ao horário de Brasília, a partir de domingo, 18, os acreanos não precisarão adiantar o relógio em uma hora, mas devem ficar atentos as mudanças causadas pelo horário de verão que este ocorrerá em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Os atendimentos bancários no Acre devem permanecer com o mesmo horário, das 8h às 13h, afirma o Sindicato dos Bancários do Acre.
O principal objetivo da medida, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), é a redução da demanda no período de ponta, entre as 18h e às 21h. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia. Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.
Os voos operados pelas empresas aéreas terão seus horários de chegada e partida atrasados em uma hora, porém, as próprias companhias aéreas fazem a readequação no bilhete. A Infraero recomenda que, em caso de dúvidas sobre horários de voos, os passageiros entrem em contato com as respectivas companhias aéreas.