A presidente Dilma Rousseff nomeou ontem, 2, o ex-senador pelo PT do Acre, Aníbal Diniz, para integrar o conselho diretor da Anatel. O seu mandato se encerra em 4 de novembro de 2019, podendo haver uma recondução. Ele ocupa a vaga do ex-conselheiro Jarbas Valente, que estava há um ano desocupada.
Seu nome foi indicado para o Senado Federal em agosto deste ano pela presidente, juntamente com o de Otávio Rodrigues, foi aprovado para o cargo esta semana pelo Senado Federal. Aníbal Diniz é jornalista e foi senador pelo PT do Acre na vaga de Tião Viana, ocupando o mandato por quatro anos, quando Viana se tornou governador.
Diniz vinha ungido pelas mãos do então ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini. Agora, com a reforma ministerial que se consolida hoje, e Berzoini deixando o ministério das Comunicações e assumindo o comando da pasta um parlamentar do PDT, Diniz pode perder a força que se atribuía a ele, quando se imaginava que poderia ser o futuro substituto do presidente da Anatel, João Rezende.