X

Bancários no Acre entram em greve nesta terça-feira, 6

 Pela 13ª vez consecutiva, os bancários entram em greve nesta terça-feira, 6. No Acre o movimento deve afetar 100% das agências, que contará com 30% do efetivo atuando durante a paralisação. Quem deixar para fazer alguma transação bancária terá de recorrer aos canais alternativos, que são os saques eletrônicos, os bancos pela internet ou os bancos populares.

O Procon ressalta que a greve não afasta a obrigação do consumidor de pagar as obrigações, a empresa credora tem que oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.

E orienta que para não ser cobrado de encargos (juros e multa) e ter o nome enviado a serviços de proteção ao crédito, basta que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções de formas e locais para pagamento, como internet, a sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento em caixas eletrônicos, dentre outros.

O Procon orienta ainda que o consumidor documente esse pedido, ou seja, guarde cópia de e-mail ou anote o número de protocolo de atendimento, por exemplo. Assim, caso o fornecedor não atenda à tentativa de quitar o débito, o consumidor pode fazer a reclamação ao órgão.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu 5,5% de reajuste para salários e vales. A proposta inclui abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário. Os bancários querem reajuste salarial de 16% (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras reivindicações.

As três pautas, democraticamente construídas com a participação de trabalhadores de todo o país, foram entregues em 11 de agosto e, de lá para cá, foram seis rodadas de debates só com a Fenaban. Houve mais quatro com a direção do Banco do Brasil e outras cinco com a diretoria da Caixa. A data base dos três acordos é 1º de setembro.

A intolerância da categoria com a proposta não é à toa, afinal os bancos passaram bem longe da tal crise alardeada. Engordaram seus cofres no primeiro semestre lucrando R$ 36,3 bilhões, 27,3% a mais do que o mesmo período do ano passado.

Foto: Odair Leal/A GAZETA
A Gazeta do Acre: