X

Bancos mantém greve e devem analisar proposta de 10% de aumento

A nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), de aumento salarial de 10% e reajuste de 14% sobre vale-refeição e alimentação. Os membros do Comando Nacional de greve dos Bancários estão em São Paulo reunidos para avaliar a proposta. No Acre, segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento Bancários (Seeb/Ac), Edmar Batistela, a proposta deve ser analisada apenas na terça-feira, 27, em assembleia geral.

“Por enquanto seguimos em greve, segunda-feira (26), os bancos continuam em greve. Ainda não recebemos a proposta do comando geral de greve, estamos aguardando”, explicou o presidente.

A última proposta de 8,75%, com relação a correção dos vencimentos foi rejeitada pela categoria. Hoje a greve completa 19 dias, e a categoria se mantem de braços cruzados. Com relação à reposição de horas não trabalhadas ou desconto dos dias parados o presidente é objetivo: “Tudo será analisado, nada ainda foi definido”, disse Batistela.

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal devem ter as negociações separadamente, após o término das discussões entre os representantes bancários, demais instituições e Fenaban.

A categoria reivindica reajuste salarial de 16% (aumento real de 5,6%), com piso salarial R$ 3.299,66 e Participação em Lucro e resultados de três salários-base. Além disso, os bancários pedem ajuste no vale-refeição e alimentação para R$ 788, fim das metas individuais e melhores condições de trabalho.

A Gazeta do Acre: