Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Circuito Universitário de Cinema prorroga sessões até o final de outubro

 Por conta das greves em algumas universidades federais, o Circuito Universitário de Cinema 2015 prorrogou até o final de outubro as sessões de filmes seguidas de debates em escolas e universidades de 14 estados do Brasil. A mostra teve início em agosto e teria duração de dois meses. Até agora, já foram realizadas 41 sessões, reunindo 2.776 espectadores. Outras 50 sessões deverão acontecer até o final de outubro.
 Sena Madureira recebe sessões nessa sexta (dia 16), no Instituto Federal do Acre. Em seguida, é a vez de Rio Branco receber sessões nos dias 21, 29 e 30, na Associação Beneficente Caminho De Luz e no Instituto Federal do Acre.
 Os Direitos Humanos são a temática dos três filmes selecionados para serem exibidos no Circuito 2015: À Queima Roupa, um retrato da violência e da corrupção policial no Rio de Janeiro nos últimos 20 anos, A Viagem de Yoani, sobre a blogueira cubana Yoani Sanches, e Sem Pena, acerca do sistema prisional brasileiro.
Os 14 estados contemplados para receberam sessões da mostra de filmes este ano são Acre, Amazonas, Roraima e Tocantins, na região Norte, Alagoas, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte, na região Nordeste, Goiás e Mato Grosso do Sul, na região Centro-oeste, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, na região Sudeste, e Rio Grande do Sul, na região sul do país.
Criado em 2014, o Circuito Universitário de Cinema tem como objetivo exibir filmes e promover debates entre acadêmicos, pesquisadores, diretores e produtores das obras, provocando a reflexão dos jovens estudantes sobre os assuntos abordados. Na edição passada, o tema proposto foi a ditadura civil-militar na América Latina. Realizado nos 27 estados do Brasil ano passado, o Circuito passou por 43 municípios e 94 instituições de ensino, promovendo 190 sessões e reunindo mais de 14 mil espectadores.
Para a realização da mostra, são selecionados um Agente Mobilizador por estado para articular as exibições nas universidades, divulgar o evento, ajudar na pesquisa de pessoas para compor as mesas de debates, além de escrever relatório sobre o Circuito no seu estado.
O Circuito Universitário de Cinema é um projeto realizado pela MPC & Associados com patrocínio da Petrobras.
PRÓXIMAS SESSÕES:
 Data: 21/10
Cidade: Rio Branco (AC)
Local: Associação Beneficente Caminho De Luz
End.: Rodovia AC. 40, Km 9, Travessa Mestre Gabriel, no. 178, Vila Jerusalém.
Hora: 19h
Filme: A viagem de Yoani
Data: 29/10
Cidade: Rio Branco (AC)
Local: Instituto Federal do Acre – IFAC Campus Rio Branco
End.: Av. Brasil, n° 920, Bairro Xavier Maia
Hora: 14h
Filme: À queima roupa
Data: 30/10
Cidade: Rio Branco (AC)
Local: Instituto Federal do Acre – IFAC Campus Rio Branco
End.: Av. Brasil, n° 920, Bairro Xavier Maia
Hora: 19h
Filme: Sem pena
OS FILMES:
À QUEIMA ROUPA
Sinopse: um retrato da violência e da corrupção da polícia do Rio de Janeiro nos últimos 20 anos. O ponto de partida é a Chacina de Vigário Geral de 1993, culminando com execuções cometidas em nome da lei, em 2012 e 2013. Os fatos são apresentados através de entrevistas, imagens de arquivo e cenas ficcionais que reconstroem a memória dos sobreviventes das chacinas.
Duração: 90 minutos
Gênero: Documentário
Direção: Theresa Jessouroun
A VIAGEM DE YOANI
Sinopse: Em 2013, após dezenas de tentativas frustradas, a blogueira cubana Yoani Sánchez conseguiu uma autorização do governo para sair de seu país natal e conhecer o mundo. Sua primeira viagem teve como destino o Brasil, onde foi recebida com uma mistura de aplausos e vaias por seus fortes ataques ao governo cubano. Seria ela uma defensora da liberdade de expressão? Ou uma agente financiada pelos Estados Unidos?
Duração: 75 minutos
Gênero: Documentário
Direção: Raphael Bottino e Peppe Siffredi
SEM PENA
Sinopse: Nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira, que já é a terceira maior do mundo. Sem Pena desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras, para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.
Duração: 90 minutos
Gênero: Documentário
Direção: Eugenio Puppo
Sair da versão mobile