X

Consumidor pesquisa mais para comprar o presente do dia das crianças

 Em tempos de crise, os consumidores que desejam presentear as crianças no próximo dia 12 tem pesquisado além do normal antes de efetuar a compra. A cautela adotada pelos adultos ocorre pela associação de dois importantes fatores, a alta nos preços dos brinquedos e prioridades básicas do cotidiano das famílias que tem sido cada vez maior devido a crise econômica que brasileiro enfrenta.

De acordo com a comerciante Conceição Castro, todos os dias várias pessoas passam pelo ponto, localizado no Calçadão da Benjamim Constant, olham os produtos e perguntam o preço.

“Renovei o estoque pensando que o movimento poderia dar uma melhorada próximo do dia das crianças, mas até agora nada. As pessoas estão levando a sério a questão da pesquisa de preço, apesar das várias facilidades no pagamento que eu estou oferecendo”, destacou a comerciante.

Apesar de o comércio popular ter como atrativo o baixo preço, os próprios comerciantes confirmam que houve acréscimo no valor dos produtos. O aumento ocorre devido a alta e instabilidade que o dólar tem apresentado nas últimas semanas, já que grande parte dos itens são importados.

Mesmo assim, a comerciante se mostra otimista e espera que os consumidores cheguem na véspera do dia das crianças. “Vamos atender até as 18h30 para assegurar que a pessoa que trabalha possa ter a oportunidade de comprar o presente também”, confirmou Conceição.

De acordo com aposentada, Maria das Graças Souza, a intenção é presentear os três netos e está pesquisando há quase um mês. “Em anos anteriores, entrava na primeira loja que via e já fazia a compra. Este ano estou procurando mais, não dá para exagerar nesse período. Outra mudança importante é que não levo nas pesquisas. A chance de dizer não para um pedido deles é grande”, confessou a vovó coruja.

Nas lojas especializadas em Rio Branco a expectativa é que o movimento fique na mesma média do ano passado. A pesquisa da Fecomércio/AC aponta que 73% dos consumidores demonstram interesse em presentear os pequenos na próxima segunda-feira, 12.

Fotos: ODAIR LEAL/A GAZETA

A Gazeta do Acre: