O deputado Antonio Pedro (DEM) também comentou sobre os atentados de violência ocorridos na capital e interior do Estado. Ele alertou sobre a ocorrência de trotes que, segundo ele, atrapalha o trabalho desenvolvido pelos operadores de segurança.
“Estamos vivendo, sem sombra de dúvida, um momento extremamente delicado. Portanto, é preciso que a população também se uma a Secretaria de Segurança no sentido de combater estes atos de vandalismo. Fazer trote nesse período de enfrentamento à criminalidade só atrapalha o trabalho da polícia”, falou.
O parlamentar lembrou que enquanto a uma linha telefônica está sendo ocupada, devido a trotes, uma pessoa que realmente precisa do serviço está sendo prejudicada. “São casas, carros, ônibus, enfim, que estão sendo ateado fogo. Quando a pessoa precisa ligar para o Ciosp não consegue, pois, os operadores estão atendendo trotes. Vamos ficar atentos a esta questão.
Ele lembrou que a comunicação falsa de crime ou contravenção, como também a perturbação do serviço telefônico são considerados crimes, previstos no Código Penal Brasileiro.
“Faço este apelo à população. Muitos dos trotes são realizados por crianças, portanto, peço aos pais e responsáveis para que orientem seus filhos a só acionarem a Polícia Militar em caso de real necessidade”.
Por fim, o deputado destacou as medidas adotadas pela cúpula da Segurança Pública do Acre. “Não podemos admitir que grupos paralelos coloque em xeque o estado democrático de direito. Todas as instituições estão envolvidas e isso é de fundamental importância. Porém, devemos ter consciência de que estas medidas ostensivas devem ser adotadas todos os dias e não apenas em situações de emergência”.