Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputado Leo de Brito promove debate sobre novo Código Comercial no Acre

Deputado Leo de Brito promove debate sobre novo Código Comercial no Acre

Membro da comissão especial destinada a analisar o Projeto de Lei 1572/11, que institui o novo Código Comercial brasileiro, o deputado federal Leo de Brito convida os interessados para uma rodada de debates e palestras sobre o tema, a ser realizado na próxima sexta-feira, 16, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac). O evento contará com a presença do autor do projeto, o deputado Vicente Candido (PT/SP) e terá certificado participação de três horas.

Além de Cândido, participam da mesa: a advogada Uinie Caminha, especialista em Direito do Mercado Financeiro; a professora Virgínia Medim Abreu, Titular de Direito Empresarial da Universidade Federal do Acre (Ufac); representantes da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Ordem dos Advogados do Brasil (Acre), da Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomercio/AC), Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) e do Sistema Federação das Indústrias do Acre (Fieac).

Com o objetivo de sistematizar e atualizar a legislação sobre as relações entre pessoas jurídicas, a proposta do novo código trata, entre outros assuntos, da denominação empresarial, de títulos eletrônicos e do comércio na internet. Um dos principais pontos destacados pelo autor é a permissão para que toda a documentação empresarial seja mantida em meio eletrônico, dispensando-se o uso de papel.

O projeto de lei não reduz a obrigação legal da empresa e do empresário, nem mesmo a dos sócios da sociedade empresarial, relacionada a consumidores e trabalhadores. Também não altera as obrigações fiscais, de qualquer natureza, das empresas e seus sócios. Ficam inalteradas ainda as obrigações e responsabilidades ambientais e por abuso do poder econômico ou infração contra a ordem econômica.

“Fiz questão de trazer à tona esse debate ao Acre, uma vez que o tema é de grande relevância para toda a sociedade. É uma grande oportunidade de discutirmos com especialistas e também com aqueles que serão diretamente influenciados pelas mudanças propostas pelo novo código, principalmente tendo o privilégio de fazer isso com a presença o autor do PL”, destaca Leo de Brito.

 

Sair da versão mobile