Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Direção do Hospital do Câncer do Acre explica motivos que levaram ao fechamento da urgência no final de semana

Direção do Hospital do Câncer do Acre explica motivos que levaram ao fechamento da urgência no final de semana

A direção do Hospital do Câncer do Acre explicou que o fechamento, na tarde da última sexta-feira, 2, do setor de urgência e emergência da unidade foi ocasionada pela falta de médicos. A situação já normalizada nesta segunda-feira, 5.

De acordo com Mirza Félix, os médicos que atendem na urgência e emergência são clínicos e por isso, os pacientes que precisaram de atendimento foram encaminhados para as Upa´s e para o Huerb. “Não queríamos atender um paciente e deixar outros dois sem atendimento. Os atendimentos com oncologistas não foram prejudicados. Depois que organizamos o quadro de médicos o setor voltou a funcionar normalmente. Por dia são cerca de oito atendimento”, confirmou a diretora.

Sobre a falta de remédios, Mirza aponta que em alguns casos, falta matéria prima. “O processo de pregão para a compra de medicamentos exige uma parte burocrática. E que requer tempo. Em outros casos a comercialização do medicamento ainda nem teve início. Enquanto isso, dependendo do caso, o médico vai administrando medicamentos disponíveis”, explicou.

Desde março deste ano, a máquina de radioterapia do Hospital do Câncer está sem funcionar. “Quando o caso é grave, mandamos o paciente via Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para outros estados, para a realização da radioterapia que é uma das formas de se tratar quanquer câncer. Pela pouca distância, os pacientes sido o encaminhamento para Porto Velho”, destacou Mirza.

Desde que a máquina apresentou defeito, a direção do hospital solicitou o envio da peça para troca no equipamento. “Esbarramos outra vez na burocracia. Todas as medidas já foram adotadas para garantir que a peça chegue o quanto antes para atender aos nossos pacientes”, concluiu Mirza.

Sair da versão mobile