Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após 140 dias de greve, aulas são retomadas na Ufac

Como prevê o novo calendário organizado pelo Conselho da Universidade Federal do Acre (Ufac), as aulas retornaram nesta segunda-feira, 19, após 140 dias de greve dos professores. Segundo o calendário, o primeiro semestre de 2015 deve ser concluído no dia 23 de dezembro. E as aulas referentes ao segundo semestre devem começar em 14 de janeiro de 2016 com previsão para terminar no dia 20 de maio.

Atualmente, 14 mil alunos são atendidos pela instituição. Alguns temem por atrasos na conclusão do curso. De acordo com o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, alguns princípios foram estabelecidos durante a aprovação do calendário pelo Conselho Universitário.

“Desta vez, não será permitido a blocagem de disciplinas, avaliação de imediato e nem atropelos de conteúdo. Os alunos não precisam ficar preocupados com relação a isso, pois a própria resolução já tem vá-rias considerações que foram discutidas na aprovação do calendário. Aulas fora do que foi estabelecido serão proibidas”, ressaltou o reitor.

De acordo com a estudante do curso de Educação Física, Luciana Silva, vai ser difícil lembrar os conteúdos anteriormente estudados. “Acostumar com a volta da rotina não será fácil. E acho que os conteúdos serão aplicados com maior agilidade”, prevê.

Caso o aluno se sinta prejudicado, ele pode recorrer às estâncias da Ufac, orientou o reitor. “Essa também foi uma preocupação dos próprios professores e não iremos dar jeitinho ou inventar aulas. O calendário segue como foi estabelecido”, destacou.

Greve da Ufac
A greve dos docentes da Ufac foi deflagrada no dia 29 de maio deste ano. Em assembleia no dia 8 deste mês, a categoria decidiu pelo encerramento da paralisação. O primeiro semestre de 2016 está marcado para iniciar no dia 1° de junho do próximo ano, após mais 10 dias de férias em maio.

Sair da versão mobile