O Conselho Universitário decidiu retomar as aulas na Universidade Federal do Acre (Ufac) na próxima segunda-feira, 19, para conclusão do primeiro semestre suspenso por conta da greve dos professores que começou em maio e terminou na última quinta-feira, 15. O término do ano letivo deve ocorrer no dia 23 de dezembro.
A categoria reivindicava melhores condições de trabalho e valorização salarial. Os docentes são contra o risco da contratação de profissionais terceirizados e defendem a autonomia da instituição.
A manifestação já contou com a adesão de 48 universidades em todo o país. Os trabalhadores técnico-administrativos, que entraram em greve junto com os docentes, também já encerraram a greve.
Apesar de aprovar o fim da paralisação, os professores decidiram pela rejeição da proposta da Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão de reestruturação das tabelas salariais com o índice de reajuste de 10,8%, parcelado em dois anos: 5,5% em agosto de 2016 e 5% em janeiro de 2017.
Até o fechamento desta edição, a Ufac não tinha disponibilizado o calendário completo.