Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bancários rejeitam proposta de reajuste da Fenaban apresentada nesta quarta

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou uma proposta aos bancários na tarde desta quarta-feira, 21, em São Paulo, que foi rejeitada pela categoria, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Nesta quinta-feira, 22, haverá uma nova rodada de negociação.

Os bancários estão em greve há 16 dias e avaliaram como ruim a proposta apresentada pela Federação por oferecer reajuste salarial abaixo da inflação. A categoria pede reajuste de 16%.

Mais de 50 agências no Acre estão sem atendimento ao público. Em Rio Branco, mais de 90% das unidades continuam com suas atividades paralisadas. No país, mais de 10.300 agências aderiram ao movimento grevista.

O Procon ressalta que a greve não afasta a obrigação do consumidor de pagar as obrigações, a empresa credora tem que oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.

E orienta que para não ser cobrado de encargos (juros e multa) e ter o nome enviado a serviços de proteção ao crédito, basta que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções de formas e locais para pagamento, como internet, a sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento em caixas eletrônicos, dentre outros.

O Procon orienta ainda que o consumidor documente esse pedido, ou seja, guarde cópia de e-mail ou anote o número de protocolo de atendimento, por exemplo. Assim, caso o fornecedor não atenda à tentativa de quitar o débito, o consumidor pode fazer a reclamação ao órgão.

Sair da versão mobile