Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Designer de moda acreana se prepara para criar coleção de roupas com tecidos sustentáveis

Manuela Paim sempre sonhou seguir carreira em moda. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)
Manuela Paim sempre sonhou seguir carreira em moda. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Confeccionar roupas para as bonecas durante a infância. Essa era a brincadeira preferida da designer de moda acreana, Manoela Paim, de 27 anos. Já na infância, Paim mostrava suas habilidades com moda. Aos seis anos, ela aprendeu a costurar roupas para suas bonecas. A jovem cresceu dentro de uma livraria e, assim conheceu a moda, através dos livros.

Manu, como é conhecida pelos amigos, tentou fazer faculdade de contabilidade, mas a paixão que surgiu ainda na juventude não esfriou. “Fiz dois anos de contabilidade, eu detestava. Sempre li muitos livros de moda e sempre tive muita influência dos livros, então fui estudar o que eu sempre tive vontade”, disse.

Em 2009, a acreana se formou em São Paulo, no Instituto Europeodi Design (IED). Lá as portas se abriram para viajar o mundo estudando moda. E foram as vitrines da Inglaterra que inspiraram Manu. “Comunicação visual, fotografia de moda, tudo isso eu comecei a me interessar por lá, era tudo tão lindo que eu pensava: nossa eu quero fazer isso!”, contou a designer.

Em busca do sonho, Paim foi fazer especialização em Paris. Na agência LNH ela fez um estágio obrigatório do curso e, em seguida, foi selecionada para continuar os estudos no Institut Français de la Mode (IFM). “É como se fosse um mestrado. Essa é uma escola muito boa e reconhecida na França. Não pude perder essa oportunidade”, explicou.

A acreana viajou o mundo, conheceu vários países como Itália, Espanha, Marrocos, Alemanha, Portugal, Escócia, País de Gales, entre outros. “Minhas viagens começaram na Inglaterra. Sempre que eu tinha um final de semana livre eu viajava”.

Depois de sua especialização, Manu trabalhou na Dior (conceituada empresa francesa, que tem o produtor e distribuidor de moda Christian Dior Couture), como assistente visual, auxiliando nas vitrines e escolha de looks para a loja principal.

Blog de moda
Depois de morar fora quatro anos, Manu voltou ano passado para Rio Branco cheia de projetos. Em maio de 2014, ela criou o blog de moda www.lartdoestilo.com. Cerca de 200 pessoas visitam diariamente a página. Além disso, no instagram mais de 14 mil pessoas seguem a designer.

Na página do blog, Manu mistura moda e viagem, dá dicas de cosméticos e itens básicos para levar na mala. “Pensei em juntar viagem com moda. Na verdade, eu monto look para viajantes. Tem uma sessão Fazendo as Malas no blog, lá tem uma seleção de looks que ela pode levar, de todos os lugares que eu passei”, esclareceu.

Na sua descrição, em sua página virtual, Manu conta que a ideia de criar o blog veio das amigas, que viviam pedindo para dar dicas de moda, novas tendências, e principalmente de viagens.

Coleção Sustentável
Outro projeto da acreana é criar uma marca de roupas com tecidos sustentáveis. O projeto que já está em andamento, deve ser concluído em aproximadamente oito meses. “Além de trabalhar com materiais sustentáveis, eu quero trabalhar com artesanato do Amazonas. Quero vender também na França, levar daqui pra lá”, revela a designer.

Manu conta que a coleção ainda vai ser criada, mas que muitas ideias estão surgindo. A expectativa da designer é que o projeto dê certo. Por enquanto, a ansiedade de ver tudo pronto é maior que a expectativa. “Na minha coleção, eu quero trabalhar com látex, com seda sustentável. Hoje em dia você encontra todo tipo de tecido sustentável. Eu quero fazer uma linha elegante, mas sustentável. Eu sempre falo que o luxo é sustentável!”, concluiu.

Sair da versão mobile