Pular para o conteúdo

Governo planeja investimentos na agricultura e pecuária para 2016

O governador Tião Viana e a vice Nazareth Araújo se reuniram na manhã desta terça-feira, 6, com o secretário de Agricultura e Pecuária (Seap), José Reis, para iniciar o planejamento de investimentos que o governo fará na agricultura e criação de animais em 2016. Além de focar em setores estratégicos, o governo procura parcerias para executar os projetos, principalmente junto ao Governo Federal e aos próprios produtores rurais.

Segundo José Reis, as prioridades serão os investimentos na área de produção de grãos, pecuária de leite, pecuária de corte, frangos caipiras, café e banana comprida. A banana inclusive tem ganho destaque, já que o Acre se tornou autossuficiente na produção e vende seu excedente para outros estados.



Para que todos os objetivos sejam alcançados, o governo procura conseguir emendas parlamentares por meio da bancada federal no Congresso Nacional, além de estudar a possibilidade de criar o Fundo Agropecuário, que melhoraria a oferta de serviços da Seop ao bancar os custeios das atividades técnicas.

O secretário Reis destaca ainda que este ano serão plantados e colhidos mais de 10 mil hectares de milho no Estado. E a busca pela autossuficiência do café também continua. Embora admita que o objetivo levará alguns anos, os índices têm melhorado consideravelmente, sendo que só Manoel Urbano colheu 70 toneladas do produto até agora, este ano.

“A Seap também tem contado com a parceria de pequenos, médios e grandes produtores rurais, principalmente no conserto de máquinas agrícolas. Hoje estamos com 80% do maquinário atuando neste momento nas áreas rurais acreanas”, conta Reis. (Samuel Bryan / Agência Acre)

error: Conteúdo protegido!!!