Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mostra Viver Ciência terá extensa programação nesta quinta-feira

Criança observa curiosa uma amostra presente no evento. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)
Criança observa curiosa uma amostra presente no evento. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Estudantes que fazem ciência com objetos que iriam para o lixo ou oficinas, minicursos, mostra científica, concurso de blog institucional, cine ciência e exposição. É com essa vasta programação que a primeira edição da mostra Viver Ciência acontece nesta quinta-feira.

Simultaneamente também estarão sendo apresentados pôsteres, palestras, boas práticas de gestão, laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), planetário, e desfiles de roupas confeccionadas com látex.

O evento aposta na força jovem para um futuro melhor. Oportunizando, dentre outras coisas, a promoção da iniciação científica.

“A Viver Ciência é um evento em que nossos alunos e professores estarão socializando as práticas exitosas, produzidas nas nossas escolas”, destacou o secretário de Educação, Marco Brandão.

O visitante poderá também praticar jogos interativos na Ciência Divertida, participar do Papo Jovem, oficina de robótica, atividades recreativas da Brincando com a Ciência e apresentações artísticas no palco cultural.

De acordo com o estudante Álvaro Silva, 15 anos, a feira serviu para conhecer a parte prática da ciência. “Vi trabalhos fantásticos. Percebo que é possível aprender a ciência na prática de várias formas. Na sala de aula, às vezes, ela parece muito distante”, apontou o aluno.

As atividades ocorrem das 7h30 até o meio-dia e das 14h às 18h, no bloco Walter Felix I e II e no bloco do Núcleo de Interiorização e Educação a Distância (NIEAD) da Universidade. As inscrições para participar dos minicursos, palestras e oficinas podem ser feitas no local do evento e são abertas ao público.

No espaço da Mostra Científica, 75 projetos técnicos científicos serão apresentados, dos quais, 15 são dos alunos do Programa de Aceleração do Ensino (Poronga).

O Viver Ciência se trata de um desdobramento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrida em 2013.

Sair da versão mobile