X

Professores da Ufac decidem se encerram greve na quinta-feira

Os professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) decidem em assembleia geral, nesta quinta-feira, 8, se suspendem ou não a greve que já é considerada uma das mais longas da instituição. Nesta terça-feira, 6, a categoria se reuniu no auditório da Associação de Docentes da Ufac (Adufac) para avaliar o acordo apresentado pelo Governo Federal.

Em outras instituições federais também serão realizadas assembleias nesta quinta-feira. O objetivo é decidir pela saída unificada, com o intuito de fortalecer a unidade da categoria docente, ou pela permanência da greve.

Segundo João Lima, membro do Comando Local de Greve, é importante lembrar que a greve é de inteira responsabilidade da categoria e que tem legitimidade para conduzi-la até o fim, afastando toda e qualquer tentativa de golpe ao cumprimento grevista.

“Esta luta foi absolutamente necessária e sem ela sequer estaríamos aqui, discutindo com esta Universidade que tem uma administração superior que, supostamente, apoia a greve, mas se contradiz ao deslegitimar a pauta local, alegando que as reivindicações são apenas de um grupo”, disse.

O presidente da Adufac, Gilberto Melo, destacou que a proposta apresentada pelo governo não atende às reivindicações dos professores. O executivo se comprometeu a oferecer aos professores um reajuste a ser feito em duas parcelas abaixo da inflação.

“Além disso, o governo não deu nenhuma resposta a respeito da reestruturação da carreira docente. Nossa perspectiva é de que na próxima assembleia será decidida a saída unificada ou não de greve dentro deste período de 13 a 16 outubro”, confirmou o presidente.

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: