Após sucessivas assembleias, os professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) decidiram pelo fim da greve, mas ainda não comunicaram oficialmente a reitoria da instituição. Com isso, o Conselho Universitário não se reuniu para reorganizar o calendário acadêmico referente ao primeiro semestre deste ano. Nesta quinta-feira, 15, segundo a Associação de Docentes da Ufac (Adufac), está prevista para ocorrer uma nova assembleia.
Apesar de aprovar o fim da paralisação, os professores decidiram pela rejeição da proposta da Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão de restruturação das tabelas salariais com o índice de reajuste de 10,8%, parcelado em dois anos: 5,5% em agosto de 2016 e 5% em janeiro de 2017.
Os professores da Ufac aderiram ao movimento nacional e deflagraram greve no dia 29 de maio, no campus de Rio Branco e em Cruzeiro do Sul. Dentre as reivindicações, a categoria pede melhores condições de trabalho e valorização salarial. Os docentes são contra o risco da contratação de profissionais terceirizados e defendem a autonomia da instituição.
A manifestação já contou com a com a adesão de 48 universidades em todo o país. Os trabalhadores técnico-administrativos, que entraram em greve junto com os docentes, também já encerraram a greve.