1 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

1 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Turista deve ter cuidado ao contratar vans e microônibus para viajar

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
23/10/2015 - 14:58
Empresário João Bosco destacou dicas para evitar “furadas”. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Empresário João Bosco destacou dicas para evitar “furadas”. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Manda no zap!CompartilharTuitar
Empresário João Bosco destacou dicas para evitar “furadas”. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)
Empresário João Bosco destacou dicas para evitar “furadas”. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Final de ano chegando e com ele as tão sonhadas férias de muitos acreanos. É nesse período que é registrado um aumento na busca por pessoas que oferecem serviços turísticos. Além de pesquisar o preço dos serviços, é fundamental que o consumidor saiba se a empresa está legalizada junto aos órgãos do setor.

Muitas vezes, um preço muito baixo em comparação a outras empresas do setor, pode indicar alguma irregularidade. Trata-se da pirataria no turismo que é mais comum do que se pensa. Algumas “agências” utilizam a internet com falsas lojas virtuais com a finalidade de vender passeios para qualquer lugar do país.

A preocupação é grande por parte de empresários de agência de viagens. “Para atuar no mercado, oferendo um serviço de excelente qualidade, temos profissionais especializados. O consumidor deve estar atento”, confirmou João Bosco Nunes, proprietário da Maanaim Turismo.

Segundo Bosco, o turista que chega a Rio Branco encontra como opção uma pessoa que oferece passeios turísticos pela região dentro de uma van. Cobrando cerca de um terço mais barato que as agências regulamentadas, os turistas são expostos a riscos desnecessários.

O serviço também é oferecido para acreanos que desejam conhecer o Peru. “São oferecidos os pacotes. Essas pessoas não se preocupam com o bem-estar do turista, que são alocados em qualquer hotel, sem contar os perigos na estrada. As autoridades peruanas já estão sabendo dessa prática e devem reforçar as fiscalizações”, confirmou Bosco.

Os serviços são oferecidos também, através das redes sociais, sem qualquer fiscalização ou garantia de qualidade ou segurança.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Para garantir a tranquilidade durante a viagem é importante verificar se o prestador de serviços está regularmente cadastrado junto ao Ministério do Turismo por meio de um cadastro nacional chamado Cadastur, através do site www.cadastur. turismo.gov.br/cadastur.

Por meio desse endereço, o consumidor pode pesquisar se o serviço está devidamente regulamentado.

Vale consultar também amigos e familiares que já tenham utilizado o serviço para saber se a empresa ou profissional prestou o serviço de forma satisfatória.

Quem vai viajar em uma destas excursões, também pode verificar as condições de segurança do ônibus ou da van, checando, por conta própria, alguns itens primordiais, como os pneus, por exemplo.

Em caso de problemas na prestação de qualquer serviço turístico, basta procurar o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e fazer a reclamação. Nesses casos, é importante portar os comprovantes dos serviços turísticos contratados. Valem anúncios de jornais, de internet, vouchers, entre outros comprovantes.

É obrigado fazer o cadastro as empresas que prestam serviço de: agência de turismo, meio de hospedagem, transportadora turística, guia do turismo, organizadora de eventos, acampamento turístico e parque temático. Para outros segmentos dentro desse setor o cadastro é opcional.

Setul ajuda as empresa a legalizar os serviços
A Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) possui uma equipe que coordena o Cadastur no Acre. Os interessados em legalizar as atividades podem procurar a equipe no horário comercial.

De acordo com a secretária Rachel Moreira, está no ar uma campanha de conscientização da sociedade sobre os perigos de contratar serviços turísticos realizados por pessoas, sem a devida regulamentação.

“Precisamos sensibilizar, também, os proprietários de hotéis para não oferecer esse tipo serviço. Os riscos para o turista são grandes. Mas, quem desejar se regularizar pode nos procurar na Setul que ajudaremos no que for necessário”, confirmou.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

PM prende homem com 370 tabletes de maconha e dinheiro

Próxima Notícia

Corpo encontrado em matagal era de um morador de rua

Mais Notícias

Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Inscrições seguem abertas para processo seletivo com 32 vagas em creche e salários de até R$ 2,1 mil

01/02/2026
Rabada no tucupi é destaque no BBB 2026. Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Prato exótico do Acre citado no BBB leva caldo amazônico “venenoso”

01/02/2026
Foto: Divulgação
2º destaque

Estado soma quase 150 registros de crianças e adolescentes desaparecidos ao longo de 2025

01/02/2026
A capital acreana ficou de fora do top 10. Foto: Getty Images
5º destaque

Capital do Acre aparece fora do top 10 em ranking de acesso à saúde

01/02/2026
O Rio Acre já está acima dos 15 metros. Foto: Walcimar Júnior
1º destaque

Rio Acre avança quase 30 cm em apenas 24 horas na capital acreana e preocupa Defesa Civil

01/02/2026
Os dois bairros amanheceram debaixo d'água. Foto: Reprodução
6º destaque

Avanço do Rio Acre deixa Ayrton Senna e Habitasa inundados por água

01/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Roberto Carlos Albuquerque, 49 anos

Corpo encontrado em matagal era de um morador de rua

Clubes fazem primeira reunião sobre estadual 2016 na próxima quinta

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre