X

Secretário de Segurança não descarta ligação de ataques com facções criminosas

 Seis atentados contra a população acreana foram registrados na madrugada dessa terça-feira, 6. Dois ônibus e quatros veículos de passeios foram incendiados em locais diferentes da Capital. Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias, os ataques têm ligação direta com a morte de dois homens suspeitos de assaltar a Clínica Santa Lúcia, na tarde de segunda-feira, 5. “Tivemos uma madrugada de represália por conta desse fato”, disse.

O secretário de Segurança garantiu que medidas administrativas e judiciais estão sendo tomadas, com relação aos ataques, visando proteger a vida e o patrimônio da população. Como medida de prevenção foi realizado na tarde dessa terça-feira, 6, uma Operação Varredura dentro do presídio Francisco de Oliveira Conde.

“Estamos com equipamentos eletrônicos necessários para poder tirar de circulação tanto armas como objetos eletrônicos que possa a vir se comunicar do meio interno com o externo, levando qualquer informação”, explicou Farias. O resultado da Operação pode ser divulgado no final dessa terça-feira, 6.

Farias destacou a integração da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Instituto Socioeducativo, Força Nacional, Bombeiro Militar e o Departamento de Administração Penitenciária, reforçando a segurança pública.

O secretário não descarta a possibilidade de esses crimes estarem ligados a facções criminosas, mas garante que as investigações começaram, e que existem já existem suspeitos. “Quando você manda que seis veículos sejam tocados fogo, é claro que existe uma articulação”, afirmou.

Ele explica que no ano de 2009, foi registrada a existência de facções criminosas no estado, onde foram tirados de circulação 29 criminosos. Farias comparou o surgimento de facções à Hidra de Lerna, animal da mitologia grega que ao cortar uma de suas cabeças, sempre nasce outra no mesmo lugar. “Nós vamos tomar medidas administrativas e judicias sincronizadas. Nossa preocupação é com a segurança da população, nós vamos atuar em inúmeras ações”, garantiu o secretário.

Ainda segundo Farias, um acordo com o Ministério da Justiça está em andamento para o pedido de reforço da Força Nacional. Hoje, 27 homens da Força Nacional atuam no estado há cerca de três meses. Contudo, o secretário enfatizou que policias que estavam de folga ou de férias foram solicitados para irem às ruas.

Por fim, o secretário afirma que o Estado está preparado para combater novos ataques. “Nós temos que estar tranquilos com relação ao enfrentamento das forças policias. Nós não vamos baixar a cabeça para a criminalidade um só momento”, concluiu Farias.

 

A Gazeta do Acre: