Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fuja dos avarentos!

Olá, tudo bem?

Como vai você?

Me diz uma coisa, já se deparou com um avarento em sua vida? Conseguiu perceber como é marcante a pobreza de espírito e de caráter?

Mas vamos fazer o seguinte, antes de conversarmos sobre estes seres indiferentes, vejamos segundo pesquisa feita pelo site http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=43535 o que significa avareza.

Avareza é uma palavra que vem do latim, que quer dizer:  cobiça,  mesquinhez, desejo excessivo por dinheiro e é claro, o apego egoísta e intenso aos bens materiais e à riqueza.

Em outras palavras, pessoas avarentas são: mesquinhas, tem um exagero imenso por riqueza e é capaz de agir da forma mais agressiva para proteger o seu patrimônio, ou para não ter gastos.

Ou seja, ele (a) mesmo devendo, não paga, e ainda se defende afirmando que paga se quiser. Debochando, humilhando.

O mau caráter  é tão grande que ainda é capaz de ameaçar, fazer arruaça, e outras  piores baixarias.

Como diz Philip Chesterfield: “Um espírito mesquinho é como um microscópio: aumenta as pequenas coisas, mas impede de ver as grandes”.

Diante destas definições, acredito que podemos entender porque o avarento vive criando confusão, vive em atrito com outras pessoas, afinal, suas atitudes individualistas, arrogantes e prepotentes, afastam todos aqueles que zelam e preservam pela honestidade, lealdade e dignidade humana.

Enquanto pesquisava sobre a avareza, encontrei uma comparação que me fez refletir e por mais pesada que seja, acredito que te ajudará também no entendimento deste intrigante comportamento. Observe o que diz a pesquisa:

“O avarento é como um viciado em drogas, só que é viciado em dinheiro. Ele vive para ter cada vez mais dinheiro até que uma grande tragédia acabe com a vida dele”.

Puxa Claudia, mas é isso que temos de desejar?

De forma alguma!

É o próprio avarento que está buscando. Precisamos nos lembrar de frases comuns que tanto nos ensina e nos alerta, chegando inclusive algumas vezes a nos confortar, como por exemplo: O homem colhe o que planta; para toda ação existe uma reação; todo ato tem uma consequência…,

Meu amigo, minha amiga, ninguém foge  da Lei da natureza, ou melhor, da Lei de Deus! Cedo ou tarde, o avarento colherá merecidamente todo o mau que plantou.

Ele ou ela pode até nos machucar através da sua desonestidade, irresponsabilidade, maldades e mentiras. Mas para tudo existe um tempo, e este, sempre chega na hora certa e da forma perfeita, sem deixar brechas que facilitem a sua fuga.

Interessante é que durante a pesquisa, deparei-me com outra realidade à cerca do avarento. O autor diz:

“Todos nos tornamos parecidos àquilo que amamos. O avarento ama tanto o dinheiro que acaba se tornando igual ao dinheiro: um ser sem coração, duro, frio, indiferente à dor alheia e incapaz de amar de verdade”.

Percebe o grande perigo que você corre convivendo com alguém  dessa natureza?

Então, analisemos juntos: o que esperar de um ser sem coração? Ou seja, de um ser que desconhece o amor, a não ser por ele (a) mesmo (a) e por sua fortuna? De uma pessoa incapaz de compreender, desenvolver empatia, verdadeiro carinho e respeito ao próximo?

O que esperar de um ser humano duro, inflexível, arrogante, prepotente e soberbo?

Como conviver, tolerar, suportar um indivíduo frio, calculista, incapaz de se compadecer com a sua dor a não ser publicamente e de forma demagoga, cujo único interesse é continuar enriquecendo as suas custas?

E tem mais, uma pessoa  indiferente a dor alheia, não quer saber se você é um pai de família, uma mãe, que você tem planos, projetos, se irá prejudicar a sua saúde física ou emocional. Ele ou ela não estão nem aí para sua dor, eles querem saber deles, e quanto a mim e a você, para estas pessoas medíocres, nós simplesmente não existimos, a não ser se você for conveniente para eles, e quando não mais servirem, nós já sabemos o resultado: Seremos descartados!

O que esperar de uma pessoa incapaz de amar?

Preciso dizer mais alguma coisa?

Então corra! Fique bem longe!

Este  tipo de pessoa é capaz de tudo!

Inclusive de matar, trair de todas as formas, de perseguir e agir inescrupulosamente.

Meu amigo, minha amiga, lembro – me das simples e sábias palavras dos mais vividos, como por exemplo os meus avós, os meus pais, ao dizerem: é vivendo e aprendendo.

Então, está na hora de aprendermos!

Este é o momento de nos afastarmos de pessoas avarentas, pois uma hora ou outra ele ou ela pode te causar um grande mal, uma grande dor. Foge! Aproveita enquanto é tempo!

E alegra o seu coração, aguenta firme! Pois para tudo existe uma solução, inclusive para os avarentos.

Como assim Claudia?

Olha só, a avareza é uma doença da alma que cedo ou tarde arrastará ao pó o seu portador, de qual forma? Desmoralizando a pessoa que padece deste mal, afinal, ele ou ela terá de sofrer e viver as consequências de todas as dores, sofrimentos, demagogias, mentiras e desonestidades causadas. E todos, inclusive ou principalmente suas vítimas assistirão de camarote.

Mas  lembre-se: para tudo existe um tempo determinado!

Então, aprenda a esperar pacientemente.

Enquanto isso: FUJA DOS AVARENTOS!

Invista na boa qualidade de vida.

Um grande abraço!
Fica com Deus.

* Claudia Correia é Psicóloga
claudiacorreiamt@hotmail.com
Facebook: Claudia Correia de Melo
Site: claudiacorreia.com.br

Sair da versão mobile