Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sexto Festival Internacional Pachamama apresenta mais de 80 filmes em Rio Branco

A Petrobrás apresenta a sexta edição do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira, que se realizará em diversos pontos de Rio Branco, Capital do Estado do Acre, no período de 22 a 28 de novembro.

Em sua sexta edição, as fronteiras se ampliaram e o Festival Pachamama – Cinema de Fronteira conta com mais de 80 filmes em sua programação, de diversos países latinos, assim como uma variedade de atividades paralelas, como oficinas, painéis de discussão, exposições, shows musicais etc.

A partir do conceito de democratização e descentralização, o Festival não só concentra sua atividade na cidade de Rio Branco, sede do evento, como ampliou suas ações, com o “Pacha Itinerante”, que permite circular com filmes e oficinas pela Amazônia dos três países, além da zona andina da Bolívia e do Peru. Soma-se a isso um convênio assinado com o Festival Internacional de Cinema de Valdivia, no Chile, estreitando os laços de conexão e intercâmbio entre os dois países.

A programação e convidados que desembarcam
O filme que abrirá a sexta edição do Pachamama – Cinema de Fronteira será El Abrazo de laSerpiente, do diretor colombiano Ciro Guerra, uma produção que ganhou este ano o Premio Art Cinema Award, como o melhor filme da Quinzena de realizadores do Festival de Cannes.

A mostra competitiva de longa metragens esta composta por 10 filmes e a de curta metragens com 12 obras. Estes filmes foram selecionados por uma equipe de curadoria formada por membros dos países de fronteira com o Acre: Peru e Bolívia, seguindo a linha editorial do Festival.

Além disso, o evento oferecerá a Sessão Competitiva de Cinema Comunitário Stefan Kaspar, Mostra Trifronteira, Mirada Latina, Miração, Cinema nos Bairros, PachaCaboquinho (sessão dedicada às crianças) e a mostra paralela denominada Índio, a qual estará dedicada à produção dos povos originários e será representada este ano pela produção audiovisual do povo amazônico Ashaninka.

Para lançar a programação oficial do evento, os organizadores oferecem um café da manhã na próxima terça-feira, 10, no Cine Teatro Recreio, para a imprensa e convidados, a partir das 8h30.

O Festival Pachamama – Cinema de Fronteira conta com o patrocínio da Petrobras e do Banco da Amazônia, com o apoio cultural do Governo do Estado do Acre, Prefeitura Municipal de Rio Branco, Ufac, Ifac, Ministério da Cultura – SAV, Consulado Geral do Peru no Acre, Acre Criativo, Funerária São João Batista, Uninorte, Óticas Diniz, BIAU SOM, Ana Ferreira Decorações, Mistika Finalizações.

Realizado por Saci – Conteúdo em Movimento e Yaneramai Films. Para outras informações, visite www.cinemadefronteira. com.br
(Assessoria de Imprensa do Evento)

Sair da versão mobile