X

Gazetinhas 26/11/2015

* Segura, Brasil!

* E quando se pensava que a crise política havia chegado ao fundo do poço, eis que um senador petista, o líder do governo no Senado (!), é preso sob acusação de tentar favorecer a fuga de um outro preso pela Operação Lava Jato.

* A bem da verdade, as gravações expostas ou a corrupção em si já não surpreendem mais ninguém.

* É fichinha perto da roubalheira desvendada pela Lava Jato.

* Entretanto, o fato é simbólico, pois Delcídio do Amaral entra para a história como o primeiro senador em exercício do Brasil a ser preso pela Polícia Federal.

* Uma prisão determinada por um ministro do STF e referendada pela mais alta corte do país.

* Portanto, que não pode ser atribuída a manobras das elites; à perseguição de juiz ou, muito menos, a uma “nova” conspiração da CIA contra o Partidos dos Trabalhadores.

* É grave, muito grave.

* E, pior do que o fato em si, são as consequências que um novo escândalo político dessa proporção pode significar para a já tão desestruturada economia brasileira.

* A prisão do senador petista aconteceu num dia importante para o governo, que esperava votar o projeto de alteração da meta fiscal.

* Entretanto, mais uma vez, o Brasil foi paralisado para assistir ao embaraço coletivo do nosso Congresso Nacional, perdido e encurralado entre tantos atos inomináveis de seus representantes e o total descrédito da população que os elegeu.

* Da ministra do STF Cármen Lúcia, veio uma declaração oportuna para descrever a sensação de impotência, diante da maior crise ética que já instalou no país:

* “Na história recente da nossa pátria, houve um momento em que a maioria de nós, brasileiros, acreditou num mote segundo o qual uma esperança tinha vencido o medo…”

* E continuou:

* “Depois, nos deparamos com a ação penal 470 e descobrimos que o cinismo tinha vencido aquela esperança”.

* Por fim:

* “Agora parece-se constatar que o escárnio venceu o cinismo”.

* Sem mais.

* Vem mais aumento por aí!

* Além da conta de energia, que estará mais cara, a partir da próxima segunda-feira, o acreano deve se preparar para mais um acréscimo no orçamento mensal.

* A Câmara dos Vereadores se prepara para votar o reajuste no preço das passagens de ônibus, que deve subir dos atuais R$ 2,90 para R$ 3, ainda este ano.

* O presidente da Câmara, Artêmio Costa, explica que o aumento é decorrente de uma decisão do TJ/AC, que deu ganho de causa às empresas e obriga a prefeitura a conceder o reajuste.

* Huuum.

* Obrigar as empresas a renovarem a frota de ônibus, ninguém obriga não, né?

* A conta cai sempre no bolso do trabalhador brasileiro…

Categories: Gazetinhas
A Gazeta do Acre: