Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Campanha Novembro Azul oferece horários alternativos para consultas na Capital

Rio Branco aderiu ao movimento Novembro Azul em 2014 e este ano a Campanha trouxe uma novidade. Para alcançar o maior número de homens, a secretaria Municipal de saúde (Semsa) definiu horários alternativos de atendimento, das 18h às 22h. O lançamento aconteceu nesta terça-feira, 3, na Unidade de saúde do Jequitibá, no bairro Calafate.

De acordo com Aldenira Moreira, coordenadora do Departamento de Programas Estratégicos da Semsa, o novo horário de atendimento deve alcançar o maior número de homens. A coordenadora destaca que essa prática de atendimento em horários alternativos deve se prolongar durante os outros meses.

“Durante todo o mês e em ocasiões diferentes a equipe vai se preparar para fazer esse atendimento em horário diferenciado, para atender principalmente o homem trabalhador. Pois devido ao seu horário de trabalho eles não têm acesso aos serviços que estão disponíveis”, explicou.

Na Capital, o Novembro Azul será voltado à saúde do homem e não apenas na prevenção do câncer de próstata, mas também para doenças cardiovasculares como infarto, hipertensão e derrame. “Esse mês serão intensificadas as ações de saúde voltada para o público masculino em todas as unidades básicas de saúde”, afirmou Moreira.

Ainda de acordo com a coordenadora do Departamento, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte dos homens entre 40 e 50 anos de idade, atingindo 58% desta população. “Nós vamos atender todas as questões voltadas a saúde do homem, não só o câncer de próstata”, disse.

 

 

Sair da versão mobile