Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Chuva está dentro do normal para o período, aponta Alejandro Fonseca

 Após chover mais de 17 horas em Rio Branco e municípios próximos, o inverno amazônico parece ter chegado definitivamente. De acordo com o professor da Universidade Federal do Acre e meteorologista, Alejandro Fonseca, a chuva que caiu nos últimos dias estão dentro da previsão normal para o período.

Neste mês, tradicionalmente chove cerca de 200 milímetros. “Para chegar a essa marca, pode chover em lugares diferentes com intensidade diferente. Os meses mais chuvosos são dezembro, janeiro e fevereiro”, apontou o especialista.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, em uma única noite, choveu 100 milímetros em Rio Branco. Com tanta água, o volume do Rio Acre apresentou aumento. Às 6h da última quinta-feira, 5, o manancial estava com 2,47 metros e, 24 horas depois, ele passou para 3,77 metros. O aumento também é considerado normal, devido à quantidade de água dos últimos dias.

Nos meses secos, o Rio Acre chegou a ficar abaixo de 2,5 metros de profundidade. Alguns afluentes do Rio Acre também receberam uma grande quantidade de água devido à chuva. O Riozinho do Rola subiu aproximadamente 1 metro.

 

Sair da versão mobile