Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Comissão Mista apresenta relatório parcial de visitas a centros socioeducativos do Estado

A Comissão Mista de deputados que integram as comissões de Direitos Humanos, Segurança e Serviço Público da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), apresentou o relatório das visitas às unidades socioeducativas de Rio Branco. As vistorias foram realizadas em julho deste ano.

O presidente da comissão, deputado Lourival Marques (PT), ressaltou que as unidades visitadas foram Aquiri, Acre, Mocinha Magalhães e Santa Juliana. Elefrisou que o Centro Socioeducativo Santa Juliana encontra-se com o número de internos superior a sua capacidade.

“Atualmente, a unidade tem capacidade máxima para 76 socioeducandos, no entanto, está com 132 internos”, relatou.

De acordo com o relatório, “o diretor do Instituto Socioeducativo (ISE) Rafael Almeida salientou que as unidades Santa Juliana e a do município de Feijó são as mais precárias do Estado”.

O parlamentar destacou que as unidades nos municípios de Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul também foram inspecionadas.

Lourival Marques sugeriu que em 2016 a comissão volte a realizar as visitas nas unidades do interior, a fim de se concluir o relatório. “O nosso relatório está em aberto. A proposta é concluir com as visitas ao interior do Estado, em fevereiro e março, as três outras unidades do Estado e na sequência encaminhar ao Poder Executivo o relatório final”, disse Marques.

O deputado Nelson Sales (PV), presidente da Comissão da Criança, Adolescente, Idoso e Combate a Pedofilia, também participou da reunião que analisou o relatório parcial. Na ocasião, o parlamentar solicitou mais detalhes acerca Unidade Socioeducativa Santa Juliana.

“Aquela unidade mais parece um presídio, sem espaços para nenhuma atividade física”, completa o parlamentar.

Sair da versão mobile