Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Friale afirma que chuvas ultrapassaram mais de 15% a média de novembro

 Segundo Friale, as chuvas que atingiram Rio Branco, nos sete primeiros dias de novembro, somaram um total de 238 mm, ultrapassando em 15,5% a média histórica para o mês de novembro que é de 206,3 mm. Ele afirma que as chuvas volumosas não atingiram somente a Capital, mas em toda a bacia hidrográfica do Rio Acre acima de Rio Branco.

Ainda de acordo com Friale, o nível do rio passou de 2 metros para mais de 6 metros, em apenas três dias. No último domingo, 8, o nível do Rio Acre chegou a medir 6,26 m no período da manhã, mas baixou no início da noite para 6,10 m. Ele explica que “não há motivos para maiores preocupação, pois as chuvas diminuíram de intensidade.”

O pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac), Alejandro Fonseca Duarte, diz que essas chuvas intensas são características do inverno Amazônico. Ele acredita que nos próximos meses essas chuvas devem aumentar.

“Os mês de janeiro e fevereiro são o ápice desse inverno Amazônico. A preocupação é a que sempre devemos ter nesse período chuvoso, não significa, por exemplo, que determinadas atitudes podem não ser consideradas. Essas chuvas são características desse momento e devem ser consideradas sim”, disse o pesquisador.

Chuva - OL (3) Chuva - OL (2)

Sair da versão mobile