Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Candidatos querem anular eleição para conselheiro tutelar no Acre

Um grupo de aproximadamente 15 candidatos, que participaram da eleição para conselheiro tutelar no Acre, está movendo uma ação pedindo a anulação do processo eleitoral. A eleição aconteceu no dia 4 de outubro em todo o Brasil. Em Rio Branco, 54 candidatos disputaram 15 vagas. No total, 17 mil eleitores foram às urnas votar.

Segundo a advogada que está cuidando do caso, que pediu para não ser identificada por enquanto, as irregularidades do processo vão desde o edital até o dia do processo eleitoral. “Nós estamos reunindo todas as provas e semana que vem temos uma posição. No momento, citar nomes pode atrapalhar”, disse.

A advogada confirmou a ação e revelou algumas irregularidades questionadas pelos candidatos. “Irregularidades como a má formulação do edital e também possíveis participações de partidos políticos durante o processo”, esclareceu.

Na Capital, a eleição foi organizada pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SEDHIPA), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), através da Coordenadoria de Infância e Adolescência, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e TRE.

Ao todo, 216 servidores municipais atuaram voluntariamente nas 72 urnas instaladas nas zonas eleitorais. Os eleitos devem participar ainda da quinta etapa, o curso de capacitação de 40h que será ministrado aos 15 conselheiros eleitos e quinze suplentes.

Sair da versão mobile