X

Em agenda no Acre, ministro da Cultura inaugura Centro Cultural em Marechal Thaumaturgo

Ferreira destacou que está trabalhando para mudar a Lei Rouanet. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, chegou ao Acre na quinta-feira, 12, para cumprir agenda na Capital e no município de Marechal Thaumaturgo. Nesta sexta-feira, 13, haverá encontro com representantes indígenas para apresentação das políticas do Ministério da Cultura para os Povos Indígenas.

Na manhã de ontem, a comitiva ministerial teve um encontro com a classe artística da Capital, em que na ocasião, Juca Ferreira foi condecorado pelo governo com a Ordem da Estrela do Acre Grau Grão-Cruz.

Juca Ferreira agradeceu e comentou o significado da honraria para seu ministério. “Essa homenagem é para mim muito significativa. O Acre é uma lição que ainda não foi dada para o Brasil, e precisa ser dada para nos ajudar a vencer a crise”, disse Ferreira.

Durante sua fala, o ministro afirmou que pretende reduzir os cortes financeiros programados para a Cultura. Ferreira lamentou o corte de 20% no orçamento da Cultura, feito devido à crise econômica no país, em junho deste ano. Mas agora, acredita que é possível reduzir essa porcentagem.

A comitiva seguiu para Marechal Thaumaturgo, onde inaugura um Centro Cultural para os Povos Ashaninkas e lança a primeira TEIA nacional dos pontos de cultura indígena, sendo o Acre o primeiro estado brasileiro a iniciar o projeto.

“Os índios estarão conectados com tecnologias contemporâneas num projeto voltado para a sustentabilidade. É o Acre na frente, nessas ações voltadas para a cultura indígena”, destacou Ivana Bentes, chefe da Secretaria de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura (MinC).

O ministro Juca Ferreira, ao falar aos fazedores de cultura da nossa cidade, se mostrou impressionado com a juventude das nossas lideranças políticas e destacou que o Acre tem a melhor política para os povos indígenas, situação que o restante do Brasil ainda não conseguiu resolver.

Defensor de uma política que contemple a cultura de todos os estados da federação, o ministro destacou que em Brasília está trabalhando para realizar modificações na Lei Rouanet, que concentra em torno de 80% dos recursos destinados ao Ministério, para que ele não beneficie apenas alguns entes da federação.

“Cerca de 90% dos recursos da Lei Rouanet estão concentrados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Precisamos fazer algumas modificações para atender as demandas culturais de todos os estados”, enfatizou o ministro Juca Ferreira.
Fundo Estadual de Cultura

Na ocasião, o governador do estado, Tião Viana, anunciou o reinício do preenchimento do Fundo Estadual de Cultura, com R$10 milhões até 2018. “Vamos preparar já na próxima semana os editais para serem lançados”, afirma. (Com informações Agência Acre)

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: