O governador Tião Viana recebeu na quinta-feira, 26, a visita da ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, que veio ao Acre para assinatura de um convênio que visa a promoção da igualdade racial e lançamento do programa Juventude Viva.
Os secretários de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, e de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, e a secretária nacional de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Rose Scalabrin, também participaram da reunião.
A ministra parabenizou o Acre e destacou que Rio Branco foi o primeiro município do país a ser inserido no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, e o Estado já foi selecionado no edital lançado de estruturação da política.
Tião Viana destacou os avanços na área da educação, geração de emprego, inclusão socioeconômica e enfrentamento à violência doméstica. “Nos últimos anos, conseguimos reduzir em 34% o número de homicídios contra mulheres. Os nossos programas de empregos também são um sucesso – 80% dos funcionários da Dom Porquito, frigorífico que será inaugurado segunda-feira, é feminino”, frisou o governador.
Os programas de Pequenos Negócios, habitação com foco na Cidade do Povo e ações de valorização dos povos indígenas, inserção de jovens no mercado de trabalho e ensino superior também foram apresentados à ministra.
Ao término do encontro, Tião entregou um livro contendo uma síntese das políticas públicas acreanas. Nilma Lino retribuiu com outras duas publicações que relatam a história dos quilombolas e do movimento negro no Brasil. (Maria Meirelles / Agência Acre)