X

Número de imigrantes que chegam ao Brasil pelo Acre diminui

Comparado ao mesmo período do ano passado, o número de imigrantes no abrigo em Rio Branco está cada vez menor. De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, entre 10 e 15 pessoas chegam ao Acre por dia. Nesta quarta-feira, 18, estão no abrigo 14 haitianos e mais de 100 senegaleses, em 2014 esse número era superior a 400 imigrantes.

Questionado sobre os motivos que levaram a diminuição no número de imigrantes, principalmente haitianos, que chegam ao Acre, Mourão explica que a crise econômica tem sido um dos principais motivos. “Eles sabem que está reduzindo a contratação de empregos no Brasil, os que estão aqui informam o que estão lá, esse é um ponto essencial”, afirmou.

A facilidade de tirar o visto nos países de origem também têm contribuído para a queda no número de haitianos que entram no Brasil. Além disso, campanhas de incentivo para entrar legalmente no país contribuíram para tal diminuição.

“O que deve ocorrer é consolidar ainda mais a política de vistos, o ingresso regular, até por que é muito mais barato a vinda deles [haitianos]. Para 2016, a previsão é que o número continue caindo, mas sempre um número vegetativo se mantém”, explicou Mourão.

O transporte dos imigrantes continua. No final de outubro, o governo renovou o contrato com uma empresa de ônibus, no valor de R$ 600 mil, para realizar viagens até o dia 29 de fevereiro de 2016. No total, serão realizadas 14 viagens. Até agora cinco ônibus com 44 pessoas cada, saíram de Rio Branco.

Do Acre, os imigrantes seguem para Porto Velho, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Campo Grande e Cuiabá. O número de pessoas que entrou no país caiu de 1.414 em maio, para 576 em outubro. Em 2014, mais de 16 mil pessoas passaram pelo abrigo e neste ano, foram registradas mais de 12 mil até 8 de novembro.

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: