Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sexta edição do Festival Internacional Pachamama será realizada em Rio Branco

Diretor da programação do Festival, Marcelo Cordeiro. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)
Diretor da programação do Festival, Marcelo Cordeiro. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

O já tradicional Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira ocorre em Rio Branco entre os dias 22 e 28 de novembro. A sexta edição conta com novidades, formação e um número maior de curtas metragens, filmes inéditos produzidos por cineasta da América Latina. O lançamento ocorreu na manhã desta terça-feira, 10, no Hotel Best Western, em Rio Branco.

As diversas atrações serão apresentadas em vários espaços na Capital do Acre. Como por exemplo, no Cine Teatro Recreio, Filmoteca da Biblioteca Pública, Anfiteatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), Auditório da Adufac, além de telões infláveis que estarão em diversos bairros.

Entre as novidades está a mostra Cinema e Água, com filmes relacionados ao tema, detalhou o idealizador do projeto e também cineasta, Sérgio de Carvalho. Já o PachaCaboquinho é um trabalho que será realizado com as escolas e terá uma programação com filmes infantis.

“Nosso objetivo é atingir o máximo de participantes possíveis. É uma honra estar realizando mais uma edição do projeto, permitindo a interação e o intercâmbio cultural. O Pachamama não é só um festival de cinema, mas um espaço de conhecermos um pouco da cultura dos países vizinhos, através do cinema”, declarou.

A VI edição do Festival apresenta mais de 80 filmes provenientes de distintas partes da América Latina, e está composta com 90% de filmes produzidos em 2015, destacou o diretor de programações do Festival, Marcelo Cordeiro.

“Estamos subindo o nível do Festival, com estreias mundiais, estreias latino-americanas e estreias brasileiras. Muitos desses filmes participaram de Festivais Internacionais de maior nível, como o Festival de Cannes. Nesse sentindo, o Pachamama está se convertendo em uma porta de entrada para o cinema latino-americano e entrada do brasileiro para o cinema espanhol”, apontou Cordeiro.
Haverá também um ciclo de Palestras Petrobrás, que acontecerá de 25 a 27 de novembro, como parte da programação do Festival. Os convidados são Lisandro Alonso, cineasta e diretor argentino; Luis Opina, cineasta colombiano e diretor do Festival Internacional de Cine de Cali; e Diego Lerer, jornalista e crítico argentino.

As apresentações são voltadas para a crítica e reflexão cinematográfica, e seguem abertas a toda comunidade. Estão disponíveis 30 vagas para cada palestra, sendo permitida a participação em mais de uma. Todas serão realizadas no auditório da Adufac, na Universidade Federal do Acre (Ufac) com entrega de certificado de participação.

As inscrições estão abertas desde segunda-feira, 9, e encerrarão conforme as vagas forem preenchidas. Para se inscrever é preciso enviar um e-mail para o endereço pacha.ufac@gm ail.com com as seguintes informações: nome completo, telefone, e-mail e curso (caso seja estudante da Ufac). As vagas serão preenchidas por ordem de envio do e-mail. Para mais informações acesse a página do Festival Pachamama no Facebook ou o site: http://cinemadefronteira. com.br/.

Sair da versão mobile