Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tribunal de Justiça promove atividades pelo combate ao câncer de próstata

Prédios do TJ/AC já vestem a cor azul desde o início do mês. (Foto: Agencia TJ AC)
Prédios do TJ/AC já vestem a cor azul desde o início do mês. (Foto: Agencia TJ AC)

Balões que tingiam o céu ainda mais de azul. Acordes da banda do 4º BIS que davam ritmo e enlevavam as pessoas presentes. Apresentação cultural, com a equipe da Rádio Humanizar. Avaliações ligadas à ginástica laboral e atendimento médico preventivo. Essas foram algumas das atividades que marcaram o Ato Representativo da Campanha Novembro Azul na terça-feira, 17.

A abertura do evento foi conduzida pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim; mas também teve as presenças dos desembargadores Denise Bonfim (vice-presidente), Eva Evangelista, Samoel Evangelista, Francisco Djalma, Waldirene Cordeiro e Maria Penha; além dos presidentes da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinspjac), Giordane Dourado e Rangel Araújo, respectivamente.

“Este Ato Representativo da campanha Novembro Azul – que abraçamos desde o início do mês com a iluminação deste prédio sede do Tribunal e também do Palácio da Justiça -, vai ao encontro da filosofia de trabalho que adotamos desde o início da gestão: a alteridade (olhar o outro na sua integralidade), a solidariedade e a justiça fraterna”, assinalou Cezarinete Angelim.

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O “Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia.

Prédios do TJ/AC, incluindo o Palácio da Justiça, e a Sede Administrativa, já vestem azul desde o início deste mês como forma de chamar a atenção para a problemática.

De  acordo com a presidente do TJ/AC, “é preciso conscientizar os homens (magistrados, servidores, colaboradores, operadores do Direito) sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras enfermidades masculinas”.

Ao destacar que a iniciativa concorre para o bem-estar e saúde das famílias, a desembargadora recitou um verso do poeta nordestino Erialdo Rebouças, que sugere uma reflexão sobre tema. (Ascom TJ/AC)

Sair da versão mobile