Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Unidade de acolhimento Dona Elza entra em funcionamento

A Unidade de Acolhimento funciona 24 horas por dia. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)
A Unidade de Acolhimento funciona 24 horas por dia. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Com a função de prestar acolhimento à população em situação de rua na modalidade de abrigo institucional, a Unidade de Acolhimento Dona Elza, no bairro Cidade Nova, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 9. Funcionando 24 horas por dia, a instituição receberá pessoas encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, popularmente chamado de Centro POP.

Com a Unidade Dona Elza, o município de Rio Branco amplia de modo substancial o acolhimento aos moradores de rua. Segundo a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas) são 188 pessoas vivendo nessa situação na Capital do Acre.

O Pop realiza atendimento à população de rua com serviço de abordagem social, espaço para higiene pessoal e alimentação, oficinas socioeducativas e encaminhamento à rede socioassistencial, como a Unidade de Acolhimento Dona Elza, por exemplo.

Além do acolhimento e alimentação, os abrigados receberão também ajuda de assistentes sociais e psicólogos.

O diretor da Semcas, Fábio Fabrício, explicou o fluxo do acolhimento. A partir do Centro POP, após cadastro e identificação do atendido, é realizado o encaminhamento para tratamento de saúde e para comunidades terapêuticas ou, a depender do caso, são prestadas orientações sobre acesso à documentação civil e cursos de capacitação.

O acesso aos serviços acontece no Centro POP por abordagens ou busca espontânea, seguido de entrevista social, com finalidade prioritária de retorno familiar. Também são realizados encaminhamentos a recursos sociais, abrigamento e albergagem.

A Unidade também consolida a construção de um sistema comunitário de cuidados para a consolidação efetiva da Rede de Atenção Psicossocial. O local poderá atender até um total de 30 pessoas, sendo 20 homens e 10 mulheres, em processo de saída das ruas.

Sair da versão mobile