Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mulher com suspeita de chikunguya pode ter sido infectada em Recife (PE)

Após passar oito dias em Recife (PE), uma mulher de 42 anos, retornou ao município de Cruzeiro do Sul, no dia 19 de novembro. Ela foi internada no domingo, 22, no Hospital Regional do Juruá com sintomas da febre chikunguya. Segundo a gerente do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), Eliane Costa, a mulher possivelmente foi infectada na região do nordeste, onde passou alguns dias.

A mulher foi medicada, ficou em observação e recebeu alta nesta segunda-feira, 23. “Ela apresentou sintomas muito compatíveis com a febre chikunguya, ou seja, febre alta de inicio súbita, dor nas articulações, inchaço nos dedos, que são sintomas muito parecidos com o da dengue. Porém com esse diferencial de inchaço nas articulações”, disse a gerente.

Hoje, a mulher está sendo acompanhada por uma equipe da Sesacre. Está sendo realizado um bloqueio químico na área próxima a residência da mulher, que se encontra em observação. Somente após sete dias, possivelmente no sábado, 28, deve ser realizado o exame para a confirmação da doença.

“Esse bloqueio químico é para diminuir a população vetorial, ou seja, diminuir o índice de mosquito circulando no município, principalmente na área que a paciente reside. Se for positivo o resultado, como ela está no período de viremia (período de transmissão), se um mosquito pega nela e contamina aí teremos uma transmissão local. Por isso é feito esse bloqueio no raio de 200 metros”, explicou Eliane Costa.

Este é o quinto caso suspeito no estado. Os quatro primeiros ocorreram da mesma forma, as pessoas foram infectadas durante uma viagem para a região nordeste do país, onde existe uma epidemia da doença, e manifestaram os sintomas somente após voltar ao Acre.

“Todos os quatro casos obtivemos resultado negativo. Neste caso é apenas uma suspeita. Ela esteve em uma área endêmica e pode ter sido contaminada por lá, como passou poucos dias, só veio a apresentar os sintomas depois que chegou”, afirmou a gerente.

O que é a febre chikunguya?

Chikunguya é uma doença parecida com a dengue, e é transmitida peça picada do mosquito Aedes aegypti e, menos comum, pelo mosquito Aedes albopictus. Entre quatro e oito dias, após a picada do mosquito infectado os sintomas começam a aparecer.

Os sintomas da doença são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikunguya é que o vírus atinge as juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Como se prevenir?

As mesmas regras aplicadas na prevenção da dengue valem para a chikunguya: ela é feita através o controle dos mosquitos que transmitem o vírus. Por isso, evitar água parada, que os insetos usam para reproduzir, é a principal medida.

Sair da versão mobile