A Assembleia Legislativa (Aleac) sediou na quinta-feira, 26, a IV Reunião do Parlamento Amazônico. O evento ocorreu sobre a coordenação do secretário do bloco, deputado estadual Heitor Junior (PDT). O objetivo do encontro foi para debater as alternativas sustentáveis para a região e contou com a participação de parlamentares de nove federações.
Estiveram presentes na reunião os deputados Sinésio Campos, presidente do Parlamento Amazônico (PT/AM), adjuto Afonso (PP/AM), Bosco Saraiva (PSDB/AM), Dr. Gomes (PSD/AM), Frank Garcia (PSDB/AM), Pastor Carlos Alberto (PRB/AM), Lenir Rodrigues (PPS/RR), Aélcio da TV (PP/RO), Ribamar Araújo (PT/RO), Silvano Amaral (PP/MT) e Luís Afonso Sefer (PP/PA).
Heitor Júnior destacou a importância da realização do evento. “É de fundamental importância debater ações que visam o desenvolvimento e o aparelhamento da segurança no Acre. Buscamos debater temas para o desenvolvimento sustentável dos estados e moradores da região para fortalecer a geração de empregos e renda, dentro de um projeto de integração regional, buscando a exploração com responsabilidade social”.
Os palestrantes abordaram os temas de Soberania na Amazônia, os free shops em cidades gêmeas de fronteira. Contrato de crédito de carbono, projetos e programas da Sudam para o desenvolvimento da Amazônia Brasileira e sobre o Complexo de Piscicultura do Acre.
O representante do governador Tião Viana (PT), o assessor especial Elson Santiago frisou que os parlamentares estaduais devem estar mais presentes em debates que tratam sobre o crédito de carbono e free shops em cidades gêmeas de fronteira.
O presidente do Parlamento Amazônico, Sinezio Campos (PT/AM), elogiou o empenho e a participação dos acreanos nos debates. “A função do Parlamento Amazônico é buscar soluções para problemas vivenciados na Amazônia”, disse.
Ao final do evento foi criada uma comissão para a representação no Parlamento Amazônico Internacional. O deputado Heitor Júnior (PDT) foi eleito pelos demais parlamentares como representante do Acre, sendo suplente o deputado Daniel Zen (PT).