Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Leila Galvão solicita Atendimento Itinerante na região do Alto Acre em alusão ao Novembro Azul

A deputada estadual Leila Galvão (PT) apresentou na sessão de ontem, 4, uma indicação ao secretário de Saúde, Armando Melo, solicitando a realização de Atendimento Itinerante na região do Alto Acre, em alusão ao Novembro Azul.

Segundo a parlamentar, o objetivo é auxiliar aos moradores que não possuem condições de se deslocar à capital acreana para realizar exames preventivos.

“A ação médica será realizada aqui em Rio Branco e o que me preocupa é que os homens que moram nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri terão dificuldades para que seus exames sejam efetuados devido à distância. O Atendimento Itinerante facilitará a realização de exames bem como a procura dos mesmos. Sabemos que os exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado”, enfatizou.

Ela frisou ainda sobre a importância de conscientizar a população masculina sobre prevenção e perigos do câncer de próstata.

“O objetivo de qualquer campanha, de qualquer tipo de câncer, é você fazer o diagnóstico precoce, descobrir a doença no início. No câncer de próstata, o tratamento e radioterapia têm acima de 80% de chance de cura da doença”.

Por fim, a deputado pontuou que a recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos.

“Exceto os casos de fatores de risco é que não se pode realizar os exames, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra. Nestes casos, a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos”, finalizou.

Sair da versão mobile