O jornal A GAZETA nesta semana bateu um papo com o vereador Fernando Martins (PCdoB). Na oportunidade, o parlamentar fez uma avaliação das ações da Câmara Municipal de Rio Branco, bem como de seu mandato.
De acordo com ele, o trabalho dos 17 vereadores em conjunto com o prefeito Marcus Alexandre foi fundamental para a realização de benfeitorias para a população.
“Os 17 vereadores em conjunto com o prefeito Marcus Alexandre tem trabalhado muito em prol da nossa população. Nosso chefe do Executivo tem buscado atender nossas indicações sempre que possível, embora estejamos em um período de crise financeira”.
Quanto ao seu mandato, o vereador avalia de forma positiva o trabalho desenvolvido na Câmara Municipal. “Meu foco é o bem-estar da população. Tento me manter sempre próximo ao povo, ouvindo suas demandas e trazendo esse debate para a Câmara Municipal”.
Ele destaca que ainda está analisando a possibilidade de concorrer à reeleição. “Sinceramente, às vezes, penso em desistir. Meu mandato tem um único objetivo, ajudar a população. Quando estamos diante de situações que não conseguimos fazer muita coisa, isso pesa no coração”.
Ele afirma que independente de ter um mandato, ainda continuará auxiliando os acreanos. “Sempre fiz isso e continuarei mesmo que não tenha um mandato”.
A GAZETA – É o final de mais um ano legislativo. Como o senhor avalia as ações desenvolvidas na Câmara Municipal?
Fernando Martins – De forma positiva, com certeza. Os 17 vereadores em conjunto com o prefeito Marcus Alexandre tem trabalhado muito em prol da nossa população. Nosso chefe do Executivo tem buscado atender nossas indicações sempre que possível, embora estejamos em um período de crise financeira. Estamos satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela Câmara.
A GAZETA – O que o senhor destacaria?
Fernando Martins – Hoje, a população pode acompanhar a sessão ao vivo pela internet. Isso é um grande avanço. Temos investido muito nessa questão de tecnologia. É importante que todos estejam cientes dos debates que ocorrem no parlamento municipal. Acredito que a partir de agora as ações da Câmara, bem como dos vereadores, serão mais divulgadas.
A GAZETA – O senhor tem sido um dos vereadores que mais tem trabalhado nessa questão da divulgação das ações do parlamento.
Fernando Martins – É de fundamental importância que a população tenha noção do que ocorre naquela casa legislativa. Muitos têm a impressão de que político não faz nada. Com as sessões on-line poderemos mostrar que temos vereadores comprometidos com a população e com o desenvolvimento desse município.
A GAZETA – Fale um pouco sobre seu projeto que diz respeito à TV digital.
Fernando Martins – Na legislatura passada solicitei à mesa diretora que viabilizasse a apresentação das sessões no Terminal Urbano, mas, infelizmente, essas coisas dependem de uma questão financeira alta. Quero finalizar meu mandato com o projeto em vigor.
A GAZETA – E quanto à sede própria da Câmara Municipal?
Fernando Martins – Esse é um dos nossos principais objetivos. Já passamos por vários locais e situações desagradáveis. Como exemplo, temos a última alagação. Os gastos com a estrutura do prédio foi alta. Esse foi um valor que poderia ter sido em outras ações. Já está na hora de termos nosso próprio local.
A GAZETA – Como os vereadores se fazem presentes na vida da população?
Fernando Martins – Estamos sempre conversando com a população, ouvindo suas demandas e levando ao plenário da casa. Esse debate é importante, pois, dessa forma conseguimos atender de forma eficiente as necessidades dos acreanos. Nosso povo espera, sem sombra de dúvidas, que estejamos presentes. Um exemplo disso foi no período da alagação. Estivemos presentes nãos bairros de Rio Branco durante todo aquele período de calamidade.
A GAZETA – Fale um pouco sobre seu mandato. Qual ação o senhor destacaria?
Fernando Martins – Primeiramente, quero agradecer aos meus colegas de parlamento. Um mandato positivo acontece quando ocorre a participação de todos. Tenho mais de três mil indicações, mais de 47 projetos apresentados, ou seja, muita coisa realizada. Isso equivale a mais de 40% de todo esse trabalho. Entre as ações posso citar a reforma no posto de saúde do Jequitibá, Santa Helena, a construção de uma quadra de areia no Conjunto Esperança, quebra-molas pela cidade, enfim, temos muitas coisas realizadas e atendidas pelo prefeito.
A GAZETA – E quanto às eleições de 2016, o senhor pretende concorrer à reeleição?
Fernando Martins – Sinceramente, às vezes penso em desistir. Meu mandato tem um único objetivo: ajudar a população. Quando estamos diante de situações que não conseguimos fazer muita coisa, isso pesa no coração. Tenho buscado fazer o meu melhor. Quando me trazem as demandas, ajudo no possível. Já doei cadeiras de rodas, passagens, ajuda financeira, auxílio em cirurgia, colchão, enfim, faço porque gosto. Independente de ter um cargo político. A maior prova disso é que não costumo divulgar essas ações. Quem faz de coração não precisa que seus atos sejam estampados por aí.
A GAZETA – O senhor apresentou um projeto que dispõe sobre a especialização de profissionais para atuarem na área da oncologia. Comente a respeito.
Fernando Martins – Então, recentemente estive com o prefeito Marcus Alexandre conversando a respeito desse assunto. É importante que o município estimule os profissionais da saúde a se especializar nessa área. No Acre existem muitas pessoas em tratamento de câncer e quanto mais profissionais especializados tivermos, assim poderemos oferecer um tratamento mais eficiente.
A GAZETA – O senhor tem atuado muito nesta questão. Quais ações seu mandato tem realizado dentro deste tema?
Fernando Martins – Recentemente fizemos uma caminhada em prol de melhorias no serviço oferecido nesta área. O foco é tratamento infanto-juvenil. Articulamos o envio de uma carreta para a Capital a fim de fazermos o preventivo em pessoas de até 19 anos. Estamos viabilizando a criação de um kit para que possa ser vendido e os valores arrecadados serão direcionados para ajudar no tratamento de crianças. Estamos apoiando a construção no hospital de uma área destinada a mães, assim elas poderão ter uma melhor comodidade para cuidar de seus filhos. Enfim, estou trabalhando para que o melhor seja feito.
A GAZETA – Durante a entrevista, o senhor citou muito a parceria com o prefeito Marcus Alexandre. Esse trabalho em conjunto foi fundamental para a concretização de suas ações como vereador?
Fernando Martins – Não posso negar que o prefeito tem sido uma peça importante nesse trabalho. Existem coisas que só o Executivo pode fazer, portanto, essa parceria é de extrema importância.
A GAZETA – Como o senhor avalia a gestão do prefeito?
Fernando Martins – Não tenho nada a reclamar. É uma pessoa que tem trabalhado para o povo deste município. É presente na vida do nosso povo. Às 5h da manhã já está visitando os bairros. É o último a deixar a prefeitura. Isso mostra compromisso com os rio-branquenses. Infelizmente, às vezes, ele se depara com alguma barreira, porém, está sempre lutando pelo melhor. Oro para que Deus continue dando sabedoria e força para que ele continue fazendo o bom trabalho que deu início.
A GAZETA – Na última sexta-feira, o senhor assumiu interinamente a presidência da Câmara. Na próxima legislatura, caso reeleito, o senhor pretende brigar pelo cargo?
Fernando Martins – Olha, o importante é viver o presente. E quanto a isso, o que posso dizer é que é gratificante ver o parlamento municipal crescendo, desenvolvendo e atuando dentro do que lhe é prerrogativa. Sinto-me feliz em participar da construção dessa história. Desde o vereador até um funcionário administrativo trabalham pelo melhor para a população. Não importa o cargo em que estarei na próxima, o que importa são as ações que farei pelo meu povo.