Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Saúde Municipal realiza atividades pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer em Rio Branco

Saúde Municipal realiza atividades pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer em Rio Branco

A secretaria Municipal de Saúde realiza nesta sexta feira, 27, uma ação educativa na URAP Eduardo Assmar, onde vários profissionais farão palestras aos usuários sobre os diversos tipos de câncer, bem como as formas de se prevenir e tentar barrar o avanço da doença.

O objetivo, de acordo com o secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, é conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce e da adoção de medidas de prevenção contra o câncer. O Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, foi instituído pelo Ministério da Saúde por meio da portaria GM nº707, de dezembro de 1988.

O câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil e no mundo, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Isso acontece, muitas vezes por falta de informação ou diagnóstico precoce. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030 os números podem crescer, chegando a 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer.

No Acre em 2012, entre as mulheres, foram registrados 385 casos. Em 2013 foram 367 e 2014 366. Os tipos mais comuns, entre elas, são de colo de útero e mama. Com relação ao público masculino, em 2012, foram 305 casos, em 2013, 256 e no ano passado, somaram 338. E a maior incidência é de câncer de próstata, seguido pelos de estômago e de pele.

Segundo a coordenadora da Área Técnica da Saúde da Mulher da SEMSA, Tereza Montalverne, mais de 30% das mortes por câncer poderiam ser evitadas, através da adoção de estratégias de prevenção e hábitos de vida mais saudáveis. “Conhecer os tipos de câncer, bem como seus fatores de risco, é fundamental para desenvolver hábitos eficazes para a prevenção dessa enfermidade”, disse a coordenadora.

Sair da versão mobile