Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à dengue em Rio Branco

 A secretaria municipal de Saúde de Rio Branco intensificou as ações de combate à dengue na capital. Os 140 Agentes de Endemias aumentaram o ritmo de visitas domiciliares com a identificação e tratamento dos criadouros do mosquito transmissor da doença, atuando em pontos estratégicos, como borracharias e imóveis sem moradores, sob a responsabilidade de imobiliárias, e desenvolvendo ações de educação em saúde em escolas da capital.

A diretora da Vigilância em Saúde da SEMSA, Luana Esteves explica que a intensificação das ações é necessária por causa do aumento das chuvas e devido ao Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti – LIRA’a deste período, que é de 4,1 por cento, enquanto no mesmo período do ano passado, foi de 4,2 por cento.

“O índice é menor do que no ano passado, mas precisamos estar atentos neste período de aumento das chuvas para que possamos ter a situação sob controle. De acordo com o Ministério da Saúde, o LIRA’a de 0 a 1 por cento é considerado satisfatório. De 1 a 3.9  por cento é alerta e acima disso, como é o caso de Rio Branco, é tido como de risco para o Ministério da Saúde”, disse a diretora Luana.

Os coordenadores das unidades de saúde elaboram Planos de Ação de Combate à Dengue para serem desenvolvidos pelos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde dos bairros e localidades onde estão instalados. A SEMSA também acionou a secretaria de Articulação Comunitária – SEMACS, que atuará nos bairros junto aos moradores e lideranças comunitárias, auxiliando no combate à dengue.

O secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, ressalta que outras ações, como mutirões dos agentes aos sábados em locais com maior risco para os moradores, deverão ser desencadeadas.

Redução de casos

Em 2013 foram notificados 5.280 casos de dengue e em 2014, foram 3.746 notificações. Uma redução de 31 por cento. Este ano, até setembro, já foram notificados 3.113 casos de dengue. De cada cem casos notificados em 2015, 13 são confirmados, o mesmo índice do ano passado.

Além da redução no número de casos de dengue, houve diminuição também do LIRA’a  que é o Levantamento Rápido por Aedes Aegypty. Enquanto o LIRA’a deste período é de 4,1 por cento e no mesmo período do ano passado foi de 4,2 por cento, em outubro de 2010 o LIRA’a era de 6,47 % e em 2011 foi de 9,82%.

Trabalho_de_Agende_combate_a_Dengue_Fotos_Assis_Lima_4 Trabalho_de_Agende_combate_a_Dengue_Fotos_Assis_Lima_1 Arrastão da Dengue  (8) Arrastão da Dengue  (5)

Sair da versão mobile