Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Senado da república debate nesta semana sobre consequências do desastre em Mariana

Os senadores debatem as consequências do desastre na cidade de Mariana (MG) em uma sessão temática na próxima quarta-feira, 25. Na semana passada uma comissão temporária para avaliar a Política Nacional de Segurança de Barragens, criada pela Lei 12.334/2010.

Segundo o senador Jorge Viana (PT – AC), um dos autores do requerimento que pediu a sessão temática, afirmou que além dos prejuízos e penalidades à Samarco, mineradora responsável pelas barragens, mudanças na atual legislação sobre a fiscalização das barragens também devem fazer parte do debate.

Viana ressalta a importância de se buscar meios para que outro desastre ambiental nessa proporção possa ocorrer no país. Ele voltou a pedir que outras barragens sejam fiscalizadas para verificar se estão em conformidade com a lei.

“Que esse desastre sirva de alerta. Temos adotar algumas medidas para evitar que situações como essa volte a se repetir. Acho de extrema importância à realização de um estudo para saber quais outras barragens estão no mesmo padrão da de Mariana”.

Os senadores querem ouvir governadores e prefeitos da região atingida, além de ambientalistas e representantes da mineradora Samarco.

Estarão presentes no encontro a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, o Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, responsável pelo programa Cultivando Água Boa, Nelton Friedrich, o fotógrafo e ambientalista Sebastião Salgado, o presidente da Mineradora Samarco e da Vale, e representantes do Ministério Público Federal.

 

Sair da versão mobile