Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ufac inaugura campus em Brasileia com capacidade inicial para atender 250 alunos

O campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Brasileia, agora é uma realidade. O prédio que abriga a terceira unidade fixa da instituição foi inaugurado na última sexta-feira, 20, em uma cerimônia que contou com a presença de representantes da administração superior da universidade, técnico-administrativos, alunos, autoridades municipais e estaduais, além da comunidade.

A estrutura onde começa a funcionar o campus Fronteira do Alto Acre fica localizada no quilômetro 9 da rodovia BR-317, estrada do Pacífico. Em uma posição estratégica da tríplice fronteira (Brasil, Peru e Bolívia), a área de 60 hectares (30 dos quais de reserva biológica destinados à pesquisa) foi doada pelo governo do Estado do Acre e abrigará, já a partir do próximo ano, os cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas. Estudantes do curso modular de Matemática e participantes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) serão os primeiros a utilizar as novas dependências.

“Olho para a universidade que temos hoje e a que vai se tornar nos próximos anos e vejo oportunidades. O grande sentido da Ufac é trabalhar para a realização de sonhos individuais, da comunidade e desse Estado”, destacou o reitor Minoru Kinpara. “O campus Fronteira do Alto Acre é tudo isso. É a chance de um filho seguir a carreira que sempre desejou, a oportunidade de educação superior e geração de emprego para a comunidade e, por fim, o investimento na vocação econômica da região através da seleção de cursos que visam o crescimento e desenvolvimento do Estado.”

O novo campus foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro do ano passado como parte de seu projeto de expansão. Está prevista, ainda, a contratação, de 120 novos servidores, entre professores e técnico-administrativos. A capacidade inicial do campus é de 250 estudantes.

Infraestrutura – De início, o campus de Brasileia contará com salas de aula, sala ambiente, laboratório de informática, biblioteca, sala de estudo, sala de reuniões, salas de professores, coordenações e diretoria de campo. Um total de 1.543 metros quadrados de área construída, com investimento de R$ 1,7 milhão, provenientes de emendas parlamentares do deputado federal Sibá Machado (PT/AC), que se fez presente na solenidade de inauguração.

 

Sair da versão mobile