*Todo mundo mais rechonchudo por aí?
*E lá vem mais um feriadão a caminho e, em seguida, o ano novo, pra completar de vez o “prejuízo”.
*Titular da coluninha já está mais para o “Senhor Barriga”, do Chaves, depois de abocanhar quase todo o peru da ceia natalina.
*Quem disse foi o Dim, após cruzar com ele pela redação…
*Ô maldade!
*Ririri.
*Mas, infelizmente, nem só de comilanças e festas foi o Natal na Capital acreana.
*Além dos assaltos e acidente de trânsito, três assassinatos, um deles por linchamento a pauladas (!), foram registrados da noite do dia 24 para o dia 25.
*Socorro!
*Não há mais limites para a estupidez humana.
*Tão preocupante quanto isso são os desequilíbrios ambientais, cada vez mais frequentes, frutos também da ação desordenada do homem.
*Em Tarauacá, a população vive mais um final de ano com apreensão, devido à enchente repentina do rio.
*Durante a semana que passou, o rio ficou acima da cota de alerta por vários dias…
*Apresentou vazante, neste sábado;
*Porém, a Defesa Civil e os moradores permanecem em alerta, tentando se precaver, na medida do possível, de novas perdas, como as ocorridas no ano que passou.
*De novembro de 2014 a março de 2015, foram 12 enchentes, que levaram a um prejuízo de mais de R$ 40 milhões às zonas urbana e rural da cidade.
*Sem tempo e dinheiro suficientes para recuperação, uma nova enchente com a mesma proporção traria consequências devastadoras ao pequeno município.
*Oremos!
*Na página 3, vale conferir a entrevista com o prefeito Marcus Alexandre, que faz um balanço das principais ações dos seus três anos de mandato e fala sobre os planos para 2016.
*Entre os maiores desafios, ressalta a melhoria do sistema de transporte público, uma área que, segundo ele, apresenta mais dificuldades porque “nem tudo depende da prefeitura”.
* “Somente com a carga dos municípios fica difícil de trabalhar”, admite.
*Ainda se esquivando do debate sobre as eleições municipais, Marcus Alexandre explica que os esforços ainda estão concentrados na recuperação da Capital, após a grande alagação de 2015.
*Somada à grave crise política e econômica que assolou o país, “não é este o momento de colocar eleições como assunto principal”, defende ele.
*Sempre sensato o nosso prefeito.
*Pena que, nos bastidores da política, sabemos:
*A prática funciona de forma bem diferente do correto e do desejável.
*Mas não é culpa dele, não.
*Faz parte do “sistema”.
*Feliz aniversário, Rio Branco!
*133 anos de muitas lutas e conquistas.
*Que São Pedro nos ajude no ano que está por vir…