X

Reeducandos acreanos ficam em 3º lugar em Olimpíadas de Matemática

Alunos da escola da maior penitenciária da capital ficaram em terceiro lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática (Foto Arquivo Secom)

Dois reeducandos que cumprem pena no complexo penitenciário de Rio Branco foram premiados junto a outros 48.784 de alunos na 11ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Os dois detentos ficaram em terceiro lugar na modalidade ensino fundamental.

Cerca de 40 detentos foram inscritos da Escola Fábrica de Asas, que fica dentro do presídio Francisco D’Oliveira Conde. Desses, três devem receber menção honrosa. A primeira fase da Obmep aconteceu no dia 2 de junho, e a prova da última etapa foi aplicada no último dia 12 de setembro em todo o país.

Aproximadamente 18 milhões de alunos se inscreveram para a disputa. Segundo o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), 48.784 estudantes foram premiados: 500 receberam a medalha de ouro, 1.500 ficaram com a medalha de prata, 4.501 vão levar a medalha de bronze, e 42.283 estão na lista de menções honrosas do evento.

Segundo a coordenadora de Educação do Sistema Prisional, Helena Guedes, o resultado das Olimpíadas é um reconhecimento do trabalho dos servidores e principalmente dos alunos. Ela explica que os detentos sempre estão participando em projetos nacionais.

“Esse é o resultado do empenho do trabalho dos professores, servidores e alunos. É muito importante esse reconhecimento, pois levanta a autoestima dos alunos, além de ser um incentivo para que esses jovens continuem estudando”, afirmou Guedes.

A Gazeta do Acre: