O Sebrae no Acre, através do projeto Desenvolvimento do Setor de Serviços, que neste ano de 2015, priorizou o atendimento ao segmento de Reparação Veicular, focando em três linhas de gestão prioritárias – empreendedorismo, inovação e responsabilidade social, atendeu dentre várias empresas, a Stop Car Mecânica.
Acreditar que é capaz, mesmo em cenários adversos, é uma das características de um empreendedor de sucesso. E talvez seja este o traço mais marcante de Rogério Silvente Spiguel, 40 anos, proprietário da R. S. Spiguel – EPP, mais conhecida por seu nome fantasia “Stop Car Mecânica”, com sede na Av. Antonio da Rocha Viana, em Rio Branco.
Há 15 anos, chegava a Rio Branco um jovem paulista, nascido em Presidente Prudente e criado em Cuiabá. O primeiro plano era ficar próximo da noiva, hoje esposa, que estava concluindo a faculdade em Cuiabá e com as malas prontas para voltar a sua cidade natal.
O empresário decidiu mudar-se para Rio Branco e iniciar sua independência empresarial, depois de uma temporada em um endereço alugado na Rua Francisco Mangabeira, a empresa tomou corpo e forma, aproveitando o aquecimento da economia da época, prestando serviços para empresas do setor elétrico que estava em alta com as construções da LT Porto Velho/Rio Branco e respectivas Subestações.
Atento às oportunidades, Rogério identificou a carência no setor de manutenção de veículos do município. “Havia uma deficiência de estabelecimentos mais qualificados”, lembra o empresário. Os desafios eram muitos, entre os quais “capacidade de investimento, falta de mão de obra especializada e um prédio próprio”, enumera Rogério, que não se deixou intimidar.
Obstinado a impulsionar o negócio, o empresário buscou financiamento e investiu na aquisição de um terreno e construção do prédio próprio da Stop Car Mecânica. Ampliou a capacidade de atendimento, renovou equipamentos, mobiliário e utensílios. “Eu queria crescer, mas de forma organizada, planejada e respeitando o meio ambiente. Foi quando firmei uma parceria que deu certo”, diz.
Preocupado com as leis e normas ambientais, o empresário investiu em um eficiente Sistema de Tratamento de Efluentes Oleosos, lhe proporcionando sustentabilidade e equilíbrio ambiental. Além de garantir a habilitação em vá-rios certames licitatórios.
“Demos um novo rumo ao negócio e, sempre que precisamos, buscamos a orientação do Sebrae”, ressalta o empresário.
O Sebrae no Acre chegou até o empresário, através da aplicação do Diagnóstico do Prêmio MPE Brasil, que promove o aumento da qualidade, da produtividade e competitividade das MPEs brasileiras, disseminando os conceitos e práticas de gestão, por meio de um processo de reconhecimento estadual e nacional. Através da inscrição no Prêmio, o empresário vem adequando a empresa às normas legais e tornando-a referência em gestão e atendimento de qualidade e neste ciclo está concorrendo em todas as categorias: Gestão Empresarial, Responsabilidade Social e Inovação.
O que é o Prêmio MPE Brasil?
O “MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas” é uma forma de reconhecer a nível estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. Inscreva-se e seja um vencedor: todos os participantes recebem uma avaliação da gestão de suas empresas e ficam mais preparados para alcançar seus objetivos.
* Por: Maria do Socorro Gomes Figueiredo – Gestora do Setorial de Serviços/ Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços.