X

Gazetinhas 08/12/2015

* Corre dezembro!

* E em meio a ameaças de impeachment, crise econômica sem precedentes e epidemia de microcefalia se alastrando pelo país, 2015 vai se despedindo, sem deixar saudades.

* Não tá fácil pra ninguém.

* Oremos!

* Na política internacional (te mete!), o Acre marcou presença, ontem, em Paris, com a participação do governador Tião Viana na COP-21.

* “O Dia do Acre: consolidando uma economia verde e de inclusão social na Amazônia” foi o tema da palestra preferida pelo governador, com parceria da WWF e do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas.

* Outros representantes acreanos, como o senador Jorge Viana e o deputado federal Allan Rick, também participaram da programação;

* Além de governadores de outros estados brasileiros, como o Mato Grosso, Tocantins e Amazonas.

* Um dos destaques do evento foi a assinatura do Protocolo de Compromisso para erradicar o desmatamento ilegal até 2020, assinado pelos estados com o Ministério do Meio Ambiente.

* Entre eles, Acre e Mato Grosso.

* Ideologias partidárias à parte, é, sem dúvida, uma pauta de extrema importância para a Amazônia brasileira, tendo em vista a contribuição para a redução de gases poluentes e o fomento da exploração racional das florestas.

* Como bem destacou o senador Jorge Viana, em entrevista a este matutino, no último domingo, a COP- 21 pretende chegar a um consenso para suceder o Protocolo de Kyoto;

* Com objetivo de diminuir o ritmo do aquecimento global.

* 180 países já assumiram o compromisso, o que já é considerado uma grande vitória.

* Porém, resta saber se o acordo terá força de lei ou não.

* Porque embora muitos países reconheçam, durante a conferência, a importância da preservação das florestas e a necessidade do equilíbrio climático do planeta…

* Na prática, poucas das grandes nações dão contribuições decisivas para que a preservação seja garantida.

* A partir da regulamentação, sim, os resultados da COP poderiam ser considerados otimistas.

* Há esperanças.

* Vale acompanhar.

* E da Fazenda para a política acreana…

* Mal saiu do reality show da Record, o modelo acreano Marcelo Bimbi reafirmou as pretensões de ingressar na vida política e disputar um cargo eletivo nas eleições de 2018.

* Deputado… Senador, quem sabe…

* E pela oposição, tá?!

* “Eu quero ser uma pessoa em que o povo possa confiar”.

* Seguuura, leitor!

* Tá tudo esparramado mesmo.

* Atendendo a pedidos do titular da coluneta:

* “Fogooô oô, fogoooô ooô!!!”.

* Ele não desiste.

Categories: Gazetinhas
A Gazeta do Acre: