Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Apesar das fiscalizações nenhuma autuação foi feita em mais de uma semana de operação realizada pelo Procon

Apesar das fiscalizações nenhuma autuação foi feita em mais de uma semana de operação realizada pelo Procon

 Para fiscalizar o comércio de Rio Branco durante as compras de fim do ano, o Procon-AC realiza a Operação “Boas Festas” há mais de uma semana. O objetivo da ação é prevenir práticas infratoras nas lojas durante esse período que antecede as festas de final de ano. Nesse período ainda não foi registra qualquer autuação no comércio acreano, afirma a chefe da Divisão de Fiscalização do órgão, Fran Britto.

A ação ocorre até o dia 30 deste mês. “Durante as visitas, a equipe do Procon verifica se as lojas estão adequadas quanto às legislações que falam a respeito da obrigatoriedade de preço, vitrine voltada para o consumidor, Código de Defesa do Consumidor e se as promoções estão de acordo com o anunciado”, detalhou Britto.

De acordo com a chefe da Divisão de Fiscalização as ocorrência mais comuns durante a operação são produtos nas vitrines sem o preço e a diferenciação do valor da compra se for paga com cartão de crédito.

“Mas, por enquanto os comerciantes são orientados a se regularizar. Quando o prazo terminar voltamos ao local para conferir se as adequações foram realizadas”, destacou Fran Britto.

Sobre promoções anunciadas, ela pede para que o consumidor guarde os panfletos, tire uma foto, ou qualquer documento que comprove a oferta. “O consumidor além de guardar os comprovantes, deve exigir a nota fiscal da compra, porque esse é o documento que ele usa para formalizar a denúncia no Procon”, explicou a representante do órgão.

Fran Britto, alerta que, se constatadas irregularidades, o estabelecimento poderá receber um auto de infração que leva à aplicação de multa. “Sabemos que nesta época do ano a movimentação no comércio é maior, e por isso faremos fiscalização ostensiva em todo o comércio”, frisou.

O consumidor que se sentir lesado pode procurar o atendimento do Procon na OCA ou ligar para o 151.

Fran Britto
Fran Britto
Sair da versão mobile