Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Consultora de moda dá dica de modelos e cores para comemorar a chegada de 2016

 Com a passagem do natal, o foco das pessoas se volta para cores. Branco, amarelo, rosa, ou vermelho. Todos os anos a mesma dúvida prevalece entre homens e mulheres. O que vestir para brindar a chegada de 2016? Para ajudar nisso, a consultora de moda Jackie Pinheiro dá algumas dicas para ajudar a escolher o melhor look para a virada de ano.

O modelo para a festa de ano novo deve ser escolhido de acordo com o ambiente, pois existem diversas opções propícias para festas formais, ambientes familiares e locais que pedem mais descontração, explica Pinheiro.

“A pessoa deve escolher o look também pensando no seu tipo físico. Mas qual a melhor cor de roupa se deve usar? Qual é o simbolismo de cada cor nessa festa? As cores transmitem uma intenção e há quem acredite no poder da cromoterapia na virada do ano e também nas simpatias para ter um ano novo próspero”, destaca Jackie Pinheiro.

Caso seja supersticioso evite as cores marrom e preta. “Independente da crença, esses tons não combinam com a alegria e a leveza da festa”, indica a consultora.

Se tiver altura para usar vestidos longos, eles são uma opção interessante, aconselhou Jackie. Sobre as tendências para o verão de 2016, a consultora afirma que as rendas predominaram nas produções.

Se tiver em dúvida, saiba que menos é sempre mais. É ideal fugir dos exageros, orienta Jackie. Outra dica para aproveitar no máximo as festas é usar roupas e calçados confortáveis.

Ainda sobre os acessórios, a consultora ressalta que para fechar a produção para festejar a chegada do ano novo, uma bolsa pequena é suficiente. “Leve apenas o necessário. Um batom, pó compacto, documento de identificação e pouco dinheiro. Essa medida evita problemas”, concluiu Jackie.

Opções e significado de cores para a passagem de ano

BRANCO

Para quem busca paz, a cor certa é o tradicional branco! Os vestidos são sempre boas opções, mas os macacões e as pantalonas estão super em alta.

VERMELHO E ROSA

Quem está à procura de um grande amor deve usar vermelho ou o rosa. O vermelho remete à paixão e o rosa a um amor sereno.

AMARELO, DOURADO E LARANJA

A cor da prosperidade financeira é o amarelo. Há uma licença poética do movimento fashion para o dourado e o laranja, super em alta nesse verão 2016! O laranja também é a cor da alegria.

VERDE

O verde é a cor da esperança, do equilíbrio e da saúde.

AZUL E LILÁS!

E para os que querem investir na espiritualidade, indica-se as cores azul e lilás!

Confira mais essas dicas de looks bacanas usados pelas celebridades e se inspire para compor o seu visual!

O macacão de Mariana Rios; o vestidinho branco com um casaquinho da mesma cor de Marina Ruy Barbosa; e o mix de brilho com transparência discreto da atriz Anna Sophia Robb.

 Conheça seus direitos na hora de trocar seus presentes

Passadas as comemorações do Natal, muita gente precisa trocar algum presente que não serviu ou que não gostou. Mas o que fazer quando o presente veio com defeito ou não agrada? Confira as dicas para evitar dor de cabeça na hora de procurar as lojas e pedir a substituição.

No período pós-Natal, o número de trocas realizadas pela loja sofre um aumento de 30% em relação ao resto do ano. O gerente de uma loja de confecção no Centro de Rio Branco, João Souza, explica que as trocas podem gerar novas compras, principalmente, quando o cliente é bem atendido.

“Se o cliente não ficar satisfeito, não volta mais”, aponta.  A opinião é compartilhada pela estudante Maria Ferreira, que já teve um problema com a troca de um produto defeituoso, mas sempre utiliza o serviço. “A loja ganha credibilidade com o cliente. Algumas marcas deveriam também trocar peças compradas em unidades diferentes”, enfatiza.

Presente com defeito

O Código de Defesa do Consumidor garante a troca em caso de defeito na mercadoria. Nesses casos, o consumidor tem direito garantido e pode pedir a troca ou a devolução do dinheiro, após apresentar o produto e o comprovante da compra.

Para isso, os consumidores têm o prazo de 30 dias para a troca ou devolução de produtos não-duráveis e 90 para a troca ou devolução de itens duráveis, tais como celulares, geladeiras e relógios, por exemplo.

Troca de presente que não agradou

A troca de produto sem defeito depende das políticas de cada loja. No entanto, caso a empresa oferte a opção, o consumidor deve ficar atento às regras estabelecidas pelas empresas. Para evitar transtornos, os consumidores devem pedir na hora da compra que o lojista inclua na nota fiscal ou em outro documento quais são as regras para trocas.

Presente comprado via internet

No caso de compra via web, por telefone ou catálogo, o comprador possui o chamado direito de arrependimento, que garante a solicitação de troca ou desistência do produto no prazo de sete dias após a chegada do produto ou da assinatura do contrato de compra.

Além disso, após a solicitação de troca ou devolução, o consumidor não deve pagar pelo reenvio do produto ou por qualquer outro tipo de taxa. Para garantir que a troca será se for necessário, o comprador deve guardar os documentos que comprovem a aquisição do produto.

Mais dúvidas?

Os consumidores que enfrentarem problemas na hora da troca ou devolução do dinheiro e quiserem mais informações sobre como proceder devem procurar o atendimento no Procon na OCA, na área central de Rio Branco.

Fotos: FFW, Divulgação, AgNews e Getty Images
Fotos: FFW, Divulgação, AgNews e Getty Images
Sair da versão mobile